Euro-2024 em números: Quem são os favoritos ao título e quem vai conquistar a Bota de Ouro
O índice de previsões do Opta Analyst dá à Espanha 19,48% de hipóteses de somar o quarto título de campeã europeia e o primeiro desde 2012, com a Inglaterra logo atrás, com 18,98%, apesar de desempenhos muito pouco convincentes.
A França, que também não conseguiu convencer, é a terceira com 18,18% de hipóteses de vencer, seguida da Alemanha, que defronta a Espanha nos quartos de final na sexta-feira e tem 17,15% de hipóteses de sucesso. Portugal surge como sexto favorito (de oito) com apenas 7,64% de hipóteses.
A Turquia, que conseguiu uma vitória impressionante por 2-1 num dos melhores jogos do torneio contra a Áustria na terça-feira, tem apenas 3,49% de chances de ganhar o troféu Henri Delaunay, de acordo com o modelo estatístico da Opta.
Sem avançados a destacarem-se e muitos dos melhores do mundo já em casa, a disputa pela Bota de Ouro que premeia o melhor marcador está muito renhida.
Jamal Musiala, da Alemanha, e Cody Gakpo, dos Países Baixos, marcaram três golos, assim como Ivan Schranz, da Eslováquia, e Georges Mikaudatze, mas o torneio destes dois últimos já terminou.
De acordo com os registos oficiais da UEFA, Schranz também teve algumas das melhores estatísticas ofensivas do torneio, marcando três golos em apenas cinco tentativas ao longo de quatro jogos.
Oportunidade emBellingham
Com a Espanha como próxima adversária dos alemães e a Turquia como teste complicado para os neerlandeses, pode haver uma oportunidade para que outro jogador roube o palco, e o inglês Jude Bellingham pode ser o candidato a correr por fora para ser o melhor marcadoro.
Depois de um pontapé de bicicleta espetacular para forçar o prolongamento contra a Eslováquia nos oitavos de final, o jogador de 21 anos saiu a correr para comemorar e perguntou "quem mais"?
A resposta à pergunta de Bellingham pode muito bem ser os alemães e Musiala ou Kai Havertz, que recuperou após um início lento e marcou dois golos, ou talvez o avançado suplente Niclas Fullkrug, que também balançou as redes duas vezes.
Infelizmente para os avançados alemães, o próximo adversário é a Espanha, que sofreu apenas um golo e tem o melhor desempenho na defesa, de acordo com os dados da Opta, juntamente com a França, que não sofreu qualquer golo em bola corrida.
A importância de recuperar a bola em zonas altas do campo no Euro-2024 é destacada na estatística de duelos ganhos em jogos, com o extremo belga Jeremy Doku a liderar a lista com 61, seguido por Bellingham, com 52.
Um jogador que quer melhorar os números no seu último Euro é o português Cristiano Ronaldo, que ainda não marcou qualquer golo, apesar de ter feito 20 remates em quatro jogos.
Espera quebrar este registo quando a sua equipa defrontar a França nos oitavos de final em Hamburgo, na sexta-feira.