Euro-2024: Escócia empata com a Finlândia (2-2) no último teste antes da Alemanha
Escócia 2-2 Finlândia
A Escócia dominou a posse de bola no início do jogo, mas, talvez se alimentando da energia de um público de Hampden que não se animou, faltou ímpeto no último terço. Os visitantes demoraram a entrar no jogo, mas perderam uma oportunidade de ouro aos 15 minutos, quando Grant Hanley não entendeu bem um simples lançamento longo, mas Teemu Pukki não conseguiu castigá-lo, pois o seu remate de primeira não teve convicção e saiu por cima. Os anfitriões continuaram a atacar, enquanto os Fins pareciam perigosos no contra-ataque, e Casper Terho foi o próximo a chegar perto depois de um rápido contra-ataque que terminou com Angus Gunn sendo forçado a fazer uma defesa de mergulho.
O intervalo deu aos anfitriões a oportunidade de se reagruparem e encontrarem o seu brilho, e quase encontraram um avanço instantâneo quando Billy Gilmour arrancou a bola do céu antes de disparar um voleio em direção à baliza, mas Viljami Sinisalo estava à altura. A abertura do marcador aconteceu aos 53 minutos, quando Andrew Robertson encontrou espaço na linha de fundo e cruzou uma bola na área, e Arttu Hoskonen só pôde assistir à agonia das suas tentativas de afastar a bola, que acabou entrando na própria baliza.
O golo deu confiança ao ataque escocês, que voltou a marcar minutos depois. Robertson voltou a ser o assistente, mas desta vez mediu um cruzamento para a linha de fundo e Lawrence Shankland marcou um golo que aumentou a confiança dos escoceses, marcando de cabeça o seu terceiro golo com a camisola da Escócia. Os visitantes fizeram uma série de alterações, que deram resultado quando o cruzamento de Oliver Antman encontrou Benjamin Källman, que cabeceou contra Craig Gordon. A entrada de Gordon para uma possível partida de despedida saiu pela culatra, já que ele sofreu um pênalti após se chocar com Tomas Galvez, e Antman manteve a calma para marcar o penálti resultante.
O último contra-ataque dará esperanças à Finlândia para a sua campanha na Liga das Nações no final do ano, enquanto a Escócia precisará de melhorar o seu jogo para ter alguma hipótese de chocar a Alemanha na sua estreia no Euro-2024, na próxima semana.