Euro-2024: Espanha apanhou susto e acabou a golear a Irlanda do Norte (5-1)
Espanha 5-1 Irlanda do Norte
Luis de la Fuente entrou em campo no Son Moix com a equipa que deveria começar no meio-campo: Rodri, Fabián, Pedri, Lamine Yamal, Morata e Nico Williams. Com Unai Simón sem concorrente na baliza, as alterações surgiram na defesa. Jesús Navas e Cucurella foram para as laterais, no lugar de Carvajal e Grimaldo, e Nacho substituiu Laporte por Le Normand no centro da defesa.
E o jogo começou com um susto. A Irlanda do Norte, que trazia más recordações da Espanha de 1982, abriu o marcador logo no segundo minuto. Um cruzamento para a grande área, uma falha de marcação da defesa espanhola, e Daniel Ballard cabeceou sob o olhar atento de Simon, que não conseguiu reagir.
Os britânicos tiveram uma segunda oportunidade com um cruzamento de Reid que o guarda-redes do Athletic não conseguiu defender e Price enviou o ressalto para a baliza.
Mas não demorou muito para a Espanha entrar no jogo. E o fez em grande estilo. Pedri recebeu a bola na entrada da área, avançou e disparou um remate certeiro à entrada da área, sem que Peacock pudesse fazer nada. Foi o primeiro golo do jogador natural de Tegueste pela equipa principal após 20 jogos.
O vendaval da equipa de De la Fuente começava a tornar-se realidade. Nico Williams esteve perto de marcar o segundo golo com um remate da esquerda que passou muito perto do ângulo superior.
O segundo golo chegou por intermédio de Morata. Um grande cruzamento para a área de Jesus Navas, ainda eficiente como sempre. A bola foi recebida pelo avançado do Atlético de Madrid, que rematou cruzado para quebrar o jejum de golos.
Fabian podia ter feito o terceiro com um remate que Peacock defendeu em cima da linha. Mas o jogo ofensivo da Espanha não parava. Nico Williams fez a sua jogada no flanco esquerdo, chegou à linha de fundo e o passe para trás foi finalizado por Pedri para o fundo das redes. O jogador das Ilhas Canárias está a dar o seu melhor há várias semanas e será uma peça fundamental no Campeonato da Europa. Luis de la Fuente disse: "Vou dizer-vos uma coisa. Pedri está de volta".
Antes do intervalo, ainda houve tempo para mais um golo. Uma jogada individual de Lamine Yamal terminou num cruzamento em diagonal que Fabián rematou na perfeição para o fundo das redes. 4-1 e o segundo golo do jogador de Los Palacios com a seleção nacional.
Antes do intervalo, um passe de Lamine chegou a Pedri, cujo remate tocou em Jonny Evans. O jogador das Ilhas Canárias quase marcou o seu hat-trick. E Unai Simón interveio após um bom remate de Charles.
Na segunda parte, De la Fuente mudou os laterais. Carvajal e Grimaldo entraram para o lugar de Navas e Cucurella. De seguida, Laporte entrou para o lugar de Nacho e Oyarzábal para o de Morata. Mikel Merino entrou para o lugar de Pedri.
Antes, Nico Williams podia ter marcado o seu golo com um remate de pé esquerdo que foi bloqueado por Peacock. Oyarzábal, que está em grande forma, não cometeu qualquer erro. O realista, depois do seu hat-trick contra Andorra, voltou a marcar, graças a uma boa finalização, após uma assistência de Lamine Yamal. O jogador do Barcelona tinha acabado de recuperar a bola numa zona difícil.
A Espanha assumiu o controlo do jogo nos últimos minutos, apesar de Joselu ter tido a oportunidade de marcar o sexto golo, depois de ter rematado alto a passe de Mikel Merino.
As sensações que a seleção espanhola está a deixar são boas. Os próximos jogos serão no Campeonato da Europa, e todos querem que comece já.