Euro-2024: Espanha e Geórgia voltam a encontrar-se num jogo de boa memória para Yamal
Embora se tenham defrontado recentemente, não há muitos antecedentes entre as duas equipas. Espanhóis e georgianos jogaram em sete ocasiões, com um registo de seis vitórias e uma derrota.
O triunfo georgiano aconteceu no único encontro não oficial. Foi em 2016, num amigável em Getafe em que Okriashvili marcou.
Os primeiros encontros entre Espanha e Geórgia foram na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil. Os espanhóis venceram por 1-0 em Tbilisi, graças a um golo de Soldado, após assistência de Cesc Fàbregas. Na segunda mão, no Carlos Belmonte, em Albacete, a Espanha venceu por 2-0 com golos de Negredo e Mata.
No dia 15 de março de 2021, a Espanha sofreu mais do que podia na capital da Geórgia, numa partida de qualificação para o Catar. Kvaratskhelia, que na altura jogava no Rubin Kazan antes de se destacar no Nápoles, colocou a equipa da casa em vantagem, para gáudio do público. A Espanha recuperou a vantagem com golos de Ferran Torres e Dani Olmo, este último aos 90 minutos, após assistência de Jordi Alba.
Os confrontos mais recentes entre as duas seleções aconteceram recentemente. Nas eliminatórias para o Campeonato Europeu deste ano, Luis de la Fuente deu a Lamine Yamal sua primeira partida em Tbilisi. O extremo do Barcelona tornou-se o jogador mais jovem a estrear-se na equipa principal... e a marcar um golo. Na altura, tinha 16 anos, um mês e 27 dias.
A Espanha venceu por 1-7. Morata marcou três golos, Kvirkelia marcou um autogolo e Dani Olmo, Nico Williams e Lamine Yamal completaram a goleada. O golo da Geórgia foi marcado por Chakvetadze.
O último encontro data de 19 de novembro. A Espanha venceu a Geórgia por 3-1 em Valladolid. Le Normand, Ferran Torres e Lochoshvili marcaram os golos da equipa de De la Fuente. O golo da Geórgia foi marcado por Kvaratskhelia, o seu segundo golo contra a Espanha.