Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Espanha só falhou uma meia-final nos últimos cinco Campeonatos da Europa

Os jogadores da Espanha comemoram a classificação para as semifinais em Stuttgart.
Os jogadores da Espanha comemoram a classificação para as semifinais em Stuttgart.RFEF
Espanha afirmou-se nos últimos anos como uma das grandes equipas do continente. Desde 2008, para além de ter ganho dois Campeonatos da Europa, um Campeonato do Mundo e uma Liga das Nações, chegou também às meias-finais da principal competição internacional do continente.

Nos últimos cinco Campeonatos da Europa, a Espanha só ficou de fora da penúltima fase no França-2016, quando a Itália venceu por 2-0 nos oitavos de final.

O caso de amor da Espanha com o torneio começou no Áustria e Suíça 2008, quando derrotou a Itália nos penáltis para quebrar o azar dos quartos de final. Depois veio a exibição contra a Rússia nas meias-finais e o título na final em Viena contra a Alemanha, com o golo de Torres.

Recorde-se que, antes de 2008, Espanha só tinha chegado às meias-finais em1964 (campeões) e 1984 (vice-campeões).

Em 2012, a Espanha venceu a França, adversário de terça-feira, nos quartos de final por 2-0, graças a dois golos de Xabi Alonso. Nas meias-finais, derrotou Portugal nos penáltis e, na final, venceu a Itália por 4-0, com golos de Silva, Alba, Torres e Mata.

O Euro-2020 foi realizado um ano mais tarde devido à pandemia. Nos oitavos de final, Espanha venceu a Croácia por 3-5 no prolongamento, graças aos golos de Morata e Oyarzábal. Nos quartos de final, uma grande defesa Unai Simón no desempate por grandes penalidades foi fundamental para eliminar a Suíça. Nas meias-finais, os pontapés da marca de pénalti contra a Itália tiraram os espanhóis de uma final que a Azzurra viria a ganhar.

Em 2024, era hora de continuar fazendo história. Depois de passar por um grupo difícil com Itália, Croácia e Albânia, e de eliminar a Geórgia nos oitavos de final, Espanha eliminou pela primeira vez a anfitriã Alemanha nos quartos de final. Agora é a vez da França.