Euro-2024: Espírito de equipa perfeito é o segredo para uma Alemanha em êxtase

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Espírito de equipa perfeito é o segredo para uma Alemanha em êxtase

Julian Nagelsmann está muito satisfeito com a sua equipa.
Julian Nagelsmann está muito satisfeito com a sua equipa.Profimedia
O bom espírito de equipa é um dos segredos do sucesso da seleção alemã no Campeonato da Europa. Deverá também ser decisivo contra a Espanha.

Acompanhe as incidências da partida

A seleção alemã assistiu à demonstração de força espanhola num ambiente acolhedor no seu acampamento do Campeonato da Europa. Com os quatro golos marcados no jogo dos quartos-de-final contra a Geórgia, eles perceberam que "La Roja" só pode ser derrotada em Estugarda na sexta-feira com uma demonstração conjunta de força. Por isso, o espírito de equipa reavivado é um dos grandes pontos fortes da equipa de Julian Nagelsmann.

"É fundamental que as coisas talvez estejam a correr melhor agora do que antes", afirmou o selecionador germânico após a emocionante vitória sobre a Dinamarca nos oitavos de final. O facto de a equipa da Alemanha seguir há 36 anos sem uma vitória num jogo oficial contra a Espanha? Não importa! A convicção é enorme devido ao espírito de equipa. "Temos um grande espírito de equipa", afirma o diretor desportivo Rudi Völler, que marcou os dois golos da vitória sobre a Espanha na fase preliminar do Campeonato da Europa de 1988.

Este espírito de equipa é bem visível. Quando Kai Havertz marcou de grande penalidade contra a Dinamarca, os suplentes alinharam-se de braço dado. A mensagem é clara: estamos unidos.

Não há reclamações no banco de suplentes

Nagelsmann teve um papel importante nisso com a clara distribuição de funções, mas, em última análise, o espírito foi criado dentro da equipa. "Cada um tem de se esforçar", disse Thomas Müller, que já não ocupa uma posição de liderança em campo, mas continua a ser extremamente importante: "Não tenho a tarefa de entreter as pessoas. Não é com entretenimento que se vai longe. O que importa é a integração de todos".

E ele tem conseguido. Quer se trate do agora lendário pontapé na piscina ou de um desafio no escritório - não há falta de diversão e prazer no idílico bairro de Herzogenaurach. Joshua Kimmich até mergulha na água à noite, com roupa, aplaudido por Robert Andrich. "Dentro da equipa", confirma o capitão Ilkay Gündogan, "há clareza e uma atitude descontraída".

Os últimos jogos entre Alemanha e Espanha
Os últimos jogos entre Alemanha e EspanhaFlashscore

Também em campo. Nagelsmann já colocou 23 jogadores em campo após quatro jogos - um recorde no Campeonato Europeu da Alemanha. Apenas Robin Koch e os guarda-redes suplentes Marc-Andre ter Stegen e Oliver Baumann ainda não jogaram. Mas também eles estão a apoiar a equipa a partir do banco.

"Há muitos jogadores que não estão a ter tantos minutos. Mas eles mantêm-se unidos. Isso tem a ver com altruísmo, que eles se colocam ao serviço da equipa", elogiou Nagelsmann:"Só podemos tirar o chapéu para eles".

Os jogadores da seleção também passaram muito tempo juntos na segunda-feira, quando não houve treino. Alguns deles também admiraram a "árvore do torneio" que Kimmich plantou no acampamento.

"Mostramos o que é uma equipa, onde todos se respeitam", disse Antonio Rüdiger e enfatizou:"O mais importante é que agimos como uma equipa e não como indivíduos que só lutam por si mesmos".