Euro-2024: Estradas fronteiriças encerradas durante o França-Bélgica
"Serão montadas barricadas ou postos de controlo em vários pontos de passagem fronteiriços a partir das 16:00 de segunda-feira (15:00 em Portugal)", ou seja, duas horas antes do início do jogo, afirmam os dez presidentes de câmara, dois belgas e oito franceses, numa declaração conjunta.
Só serão levantadas "no decurso da noite, se as circunstâncias o permitirem", acrescentam.
No entanto, três pontes dentro do perímetro permanecerão abertas, informou a cidade de Comines no Facebook.
Esta medida pode ser explicada pelo "precedente de 2018", quando, após a meia-final do Mundial vencida pela França contra os belgas (1-0), "a ponte de Comines foi invadida e houve desordem", explicou à AFP o prefeito da cidade francesa, Eric Vanstaen.
"Não queremos voltar a passar por isso", acrescentou, temendo que "o álcool ajude" e que alguns adeptos "queiram ir provocar" os seus vizinhos do outro lado da fronteira.
Desde essa derrota, que causou um profundo e duradouro desgosto, que os Red Devils procuram vingança.
As comunas em causa, entre as quais Armentières (25.000 habitantes), cobrem cerca de vinte quilómetros da fronteira, no ponto em que esta é traçada pelo rio Lys, a noroeste da área metropolitana de Lille.
O objetivo destas medidas é "prevenir eventuais excessos", escrevem os eleitos, que acrescentam que "serão impostas proibições de ajuntamentos para prevenir e reprimir as concentrações hostis".