Euro-2024: Fãs da Geórgia reúnem-se para saudar os jogadores após o "milagre" na Alemanha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Fãs da Geórgia reúnem-se para saudar os jogadores após o "milagre" na Alemanha

Adeptos da Geórgia celebram o desempenho das equipas nas ruas
Adeptos da Geórgia celebram o desempenho das equipas nas ruasReuters
Milhares de adeptos da Geórgia encheram a praça central da capital do país, Tbilissi, na passada terça-feira, para dar as boas-vindas à equipa nacional de futebol que regressa do Euro-2024, depois de uma campanha emocionante na sua estreia em grandes torneios.

Os jogadores da Geórgia foram elogiados em toda a Europa por uma série de desempenhos emocionantes, incluindo uma vitória surpreendente, por 2-0, sobre Portugal de Cristiano Ronaldo, antes de perderem para a Espanha, por 4-1, nos oitavos de final no passado domingo.

O adepto Giorgi Bendeliani levou a filha pequena ao colo para a celebração noturna. "A nação está cheia de alegria. Eu também estou muito contente, como cidadão georgiano", disse.

Os jogadores percorreram Tbilisi num autocarro aberto, sob aplausos, antes de subirem ao palco juntamente com o Presidente e o Primeiro-Ministro do país, perante milhares de pessoas na Praça da Liberdade, em Tbilisi.

A Presidente Salome Zourabichvili, que assistiu aos quatro jogos do país na Alemanha, entregou a cada jogador a Ordem de Honra, uma das mais altas condecorações civis da Geórgia: "Hoje é um milagre. Este é o tipo de Geórgia que eu quero".

Após uma estreia bem sucedida no Euro, liderada pelo médio Khvicha Kvaratskhelia e pelo avançado Georges Mikautadze, um dos melhores marcadores do torneio até agora, muitos georgianos esperam que o seu pequeno país se tenha colocado no mapa do futebol para o futuro.

"Conseguimos um verdadeiro feito", disse um adepto. "Acho que agora é que vão começar as vitórias. O nosso futebol está a renascer e a ganhar vida novamente".