Euro-2024: Florian Wirtz e Jamal Musiala devem fazer a diferença na Alemanha
Os dois jogadores sobre os quais recaem as esperanças do país anfitrião são precisamente os dois membros mais jovens da equipa: Jamal Musiala e Florian Wirtz, ambos nascidos em 2003, estão a impressionar nesta fase final, com o seu talento para o jogo e a sua capacidade de marcar golos. As suas estatísticas são uma prova impressionante de que são, com razão, as estrelas que estão a encantar toda a Europa.
Dois jovens numa equipa experiente
Nos dois primeiros jogos desta fase de grupos do Euro-2024, Julian Nagelsmann apostou na mesma equipa inicial e, sobretudo, em jogadores experientes. No último jogo contra a Hungria, a média de idades dos titulares era de 29 anos e 27 dias, a última idade atingida num Campeonato da Europa há 24 anos.
Musiala e Wirtz, que, segundo consta, ainda podem jogar pela seleção nacional de sub-21, destacam-se da multidão - e o segundo jogador mais jovem da equipa inicial é Kai Havertz (25 anos). Ilkay Gündogan, 33 anos, traz a experiência necessária.
Na partida de abertura contra a Escócia, a mistura de jovens e veteranos de Nagelsmann rapidamente rendeu frutos, com Wirtz e Musiala a colocar a bola no fundo das redes para fazer história. Foi a primeira vez que dois jovens de 21 anos marcaram para o mesmo país numa partida de Campeonato Europeu.
Wirtz: fundamental para o clube e a seleção
Florian Wirtz, com tão pouca idade, já pode recordar uma temporada histórica no clube. O Bayer Leverkusen tornou-se o primeiro clube da Bundesliga a passar uma temporada inteira invicto, conquistou a Taça da Alemanha pela segunda vez na história do clube (depois de 1993) e chegou invicto à final da Liga Europa.
Com 37 golos em 49 jogos (18 golos e 19 assistências), foi o melhor marcador do clube - as suas 19 assistências foram mesmo o maior número de qualquer jogador nas cinco principais ligas europeias. Nenhum outro jogador marcou mais de 16 golos e distribuiu mais de 16 assistências como ele.
Wirtz fez a sua estreia pela seleção nacional em setembro de 2021, sob a orientação de Hansi Flick. Mas só marcou o seu primeiro golo em março de 2024, sob o comando de Nagelsmann, num amigável contra a França - após apenas 7 segundos, foi o golo mais rápido da história dos jogos internacionais alemães.
No atual Euro-2024, marcou o seu primeiro golo do torneio no jogo de abertura, aos 21 anos e 42 dias.
Estatuto de Musiala
Enquanto Wirtz falhou o Campeonato do Mundo de 2022 devido a uma rutura dos ligamentos cruzados, Musiala foi titular nos três jogos da fase de grupos no Catar e já mostrou a sua genialidade. No entanto, não marcou qualquer golo e não conseguiu evitar a eliminação precoce da Alemanha, apesar de ter sido um dos melhores jogadores do país.
No atual Mundial, o seu papel no sistema de Nagelsmann parece adequar-se a ele: marcou em ambos os jogos e é o primeiro jogador neste Euro a quebrar a barreira dos dois golos. Além disso, marcou tantos golos como nos seus primeiros 29 jogos com a camisola da águia ao peito (2 em cada um deles).
Musiala joga um jogo de alto risco e é difícil de calcular para os adversários - quando começa a jogar, é difícil de parar graças à sua velocidade e poder de drible. Esteve 14 vezes em situações de um contra um neste Campeonato da Europa. Este é claramente o recorde da Alemanha, apenas ultrapassado pelo espanhol Nico Williams (16).
Principais jogadores de ataque
Se olharmos para os mapas de calor de Wirtz e Musiala, fica claro que eles são os jogadores mais versáteis do sistema de Nagelsmann. Atuam quase exclusivamente na metade do campo do adversário e mostram como se movimentam livremente pela zona de perigo em torno da marca dos 16 metros, desorganizando os adversários.
Sem surpresas, Musiala é o jogador deste Euro que proporcionalmente mais passes fez no terço final (51% - 39 passes num total de 77), com Wirtz também no top 10 do torneio (45% - 37 em 83).
Garantias de sucesso?
Como estrategista de ataque, Wirtz levou o Leverkusen ao primeiro título nacional da história do clube. Um ano antes, Musiala ajudou o Bayern Munique a vencer o campeonato no último minuto com o seu golo contra o Colónia.
Apesar da sua tenra idade, ambos os jogadores já assumiram uma grande responsabilidade nas suas equipas e estiveram totalmente presentes nos momentos mais importantes. Além disso, ambos estão no futebol profissional há vários anos, já pagaram as suas dívidas e não se deixaram desviar do seu caminho ou estilo de jogo.
Se Wirtz e Musiala conseguirem manter a forma atual e desempenhar um papel fundamental na seleção a longo prazo, a Alemanha tem boas hipóteses de conquistar o seu primeiro título nacional em 50 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 1974, contra os Países Baixos, no Estádio Olímpico de Munique.
Este ano, a final será disputada no Estádio Olímpico de Berlim. O mesmo local onde o Wirtz ergueu a taça nacional a 25 de maio, depois de vencer o Kaiserslautern na final.