Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Florian Wirtz e Jamal Musiala devem fazer a diferença na Alemanha

Tim Lutz/Opta Data Insights
Florian Wirtz felicitado por Jamal Musiala pelo seu golo contra a Escócia
Florian Wirtz felicitado por Jamal Musiala pelo seu golo contra a EscóciaProfimedia
Após a vitória por 2-0 sobre a Hungria, na segunda jornada, a Alemanha tornou-se a primeira seleção do Euro-2024 a qualificar-se para os oitavos de final. Contra a Suíça, no domingo à noite, Julian Nagelsmann poderá fazer algumas alterações e dar descanso aos principais jogadores.

Os dois jogadores sobre os quais recaem as esperanças do país anfitrião são precisamente os dois membros mais jovens da equipa: Jamal Musiala e Florian Wirtz, ambos nascidos em 2003, estão a impressionar nesta fase final, com o seu talento para o jogo e a sua capacidade de marcar golos. As suas estatísticas são uma prova impressionante de que são, com razão, as estrelas que estão a encantar toda a Europa.

Dois jovens numa equipa experiente

Nos dois primeiros jogos desta fase de grupos do Euro-2024, Julian Nagelsmann apostou na mesma equipa inicial e, sobretudo, em jogadores experientes. No último jogo contra a Hungria, a média de idades dos titulares era de 29 anos e 27 dias, a última idade atingida num Campeonato da Europa há 24 anos.

Musiala e Wirtz, que, segundo consta, ainda podem jogar pela seleção nacional de sub-21, destacam-se da multidão - e o segundo jogador mais jovem da equipa inicial é Kai Havertz (25 anos). Ilkay Gündogan, 33 anos, traz a experiência necessária.

Na partida de abertura contra a Escócia, a mistura de jovens e veteranos de Nagelsmann rapidamente rendeu frutos, com Wirtz e Musiala a colocar a bola no fundo das redes para fazer história. Foi a primeira vez que dois jovens de 21 anos marcaram para o mesmo país numa partida de Campeonato Europeu.

Wirtz: fundamental para o clube e a seleção

Florian Wirtz, com tão pouca idade, já pode recordar uma temporada histórica no clube. O Bayer Leverkusen tornou-se o primeiro clube da Bundesliga a passar uma temporada inteira invicto, conquistou a Taça da Alemanha pela segunda vez na história do clube (depois de 1993) e chegou invicto à final da Liga Europa.

Com 37 golos em 49 jogos (18 golos e 19 assistências), foi o melhor marcador do clube - as suas 19 assistências foram mesmo o maior número de qualquer jogador nas cinco principais ligas europeias. Nenhum outro jogador marcou mais de 16 golos e distribuiu mais de 16 assistências como ele.

As estatísticas de Wirtz em 2023/24
As estatísticas de Wirtz em 2023/24Opta Data Insights

Wirtz fez a sua estreia pela seleção nacional em setembro de 2021, sob a orientação de Hansi Flick. Mas só marcou o seu primeiro golo em março de 2024, sob o comando de Nagelsmann, num amigável contra a França - após apenas 7 segundos, foi o golo mais rápido da história dos jogos internacionais alemães.

No atual Euro-2024, marcou o seu primeiro golo do torneio no jogo de abertura, aos 21 anos e 42 dias.

Os mais jovens goleadores da Alemanha no Euro-2024
Os mais jovens goleadores da Alemanha no Euro-2024Opta Data Insights

Estatuto de Musiala

Enquanto Wirtz falhou o Campeonato do Mundo de 2022 devido a uma rutura dos ligamentos cruzados, Musiala foi titular nos três jogos da fase de grupos no Catar e já mostrou a sua genialidade. No entanto, não marcou qualquer golo e não conseguiu evitar a eliminação precoce da Alemanha, apesar de ter sido um dos melhores jogadores do país.

No atual Mundial, o seu papel no sistema de Nagelsmann parece adequar-se a ele: marcou em ambos os jogos e é o primeiro jogador neste Euro a quebrar a barreira dos dois golos. Além disso, marcou tantos golos como nos seus primeiros 29 jogos com a camisola da águia ao peito (2 em cada um deles).

Musiala joga um jogo de alto risco e é difícil de calcular para os adversários - quando começa a jogar, é difícil de parar graças à sua velocidade e poder de drible. Esteve 14 vezes em situações de um contra um neste Campeonato da Europa. Este é claramente o recorde da Alemanha, apenas ultrapassado pelo espanhol Nico Williams (16).

Principais jogadores de ataque

Se olharmos para os mapas de calor de Wirtz e Musiala, fica claro que eles são os jogadores mais versáteis do sistema de Nagelsmann. Atuam quase exclusivamente na metade do campo do adversário e mostram como se movimentam livremente pela zona de perigo em torno da marca dos 16 metros, desorganizando os adversários.

Sem surpresas, Musiala é o jogador deste Euro que proporcionalmente mais passes fez no terço final (51% - 39 passes num total de 77), com Wirtz também no top 10 do torneio (45% - 37 em 83).

Mapa de calor de Florian Wirtz
Mapa de calor de Florian WirtzOpta Data Insights
Mapa de calor de Jamal Musiala
Mapa de calor de Jamal MusialaOpta Data Insights

Garantias de sucesso?

Como estrategista de ataque, Wirtz levou o Leverkusen ao primeiro título nacional da história do clube. Um ano antes, Musiala ajudou o Bayern Munique a vencer o campeonato no último minuto com o seu golo contra o Colónia.

Apesar da sua tenra idade, ambos os jogadores já assumiram uma grande responsabilidade nas suas equipas e estiveram totalmente presentes nos momentos mais importantes. Além disso, ambos estão no futebol profissional há vários anos, já pagaram as suas dívidas e não se deixaram desviar do seu caminho ou estilo de jogo.

Se Wirtz e Musiala conseguirem manter a forma atual e desempenhar um papel fundamental na seleção a longo prazo, a Alemanha tem boas hipóteses de conquistar o seu primeiro título nacional em 50 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 1974, contra os Países Baixos, no Estádio Olímpico de Munique.

Este ano, a final será disputada no Estádio Olímpico de Berlim. O mesmo local onde o Wirtz ergueu a taça nacional a 25 de maio, depois de vencer o Kaiserslautern na final.

Florian Wirtz está pronto para assumir as suas responsabilidades
Florian Wirtz está pronto para assumir as suas responsabilidadesProfimedia