Euro-2024: França obrigada a vencer a já eliminada Polónia
Siga as principais incidências
Com uma vitória por 1-0 no primeiro jogo e um empate no segundo, os Bleus não se destacaram pela sua capacidade de ameaçar os adversários.
De resto, é a primeira vez que a equipa francesa chega à terceira jornada ainda sem um goleador - Wober fez autogolo na partida com a Áustria.
O gosto de Didier Deschamps por um futebol restritivo é bem conhecido, mas infelizmente a sua seleção francesa não conseguiu seduzir ninguém neste Euro-2024. Os Bleus estão mais ou menos encostados à parede antes de enfrentarem a Polónia, esta terça-feira.
Mas não é altura de entrar em pânico, pois chegou o momento de provar o seu valor contra uma equipa que já perdeu duas vezes e que, matematicamente, já não está em condições de passar aos oitavos de final.
Um jogo para provar o seu valor
2,09 xG, depois 1,33, se as estatísticas forem verdadeiras, a equipa francesa foi produtiva no último terço do adversário. Melhor ainda, dominou os dois primeiros oponentes. Visto assim, poder-se-ia pensar que os franceses não foram muito eficazes, algo que não é propriamente habitual nos Bleus de Deschamps.
Muitas vezes inspirados por um certo Kylian Mbappé, este último esteve ausente contra a Laranja Mecânica. Sim, o camisola 10 teria sido uma adição bem-vinda ao ataque na sexta-feira, mas os seus companheiros de seleção obviamente poderiam ter feito melhor. De qualquer forma, o empate permite que as atenções se voltem para o último jogo do grupo.
Contra a Polónia, é altura de mostrar que os Bleus são capazes de mostrar a sua superioridade no jogo. Porque, visualmente, parecem demasiado tímidos. Historicamente, a seleção nunca foi muito vistosa na fase de grupos - talvez mesmo durante todo o torneio - mas já fez melhor no passado.
Não é a primeira vez que as tropas de Deschamps concedem um empate 0-0, mas o contexto era muitas vezes diferente, uma vez que a qualificação já tinha sido assegurada, como em 2016, 2018 e 2022. No entanto, é preciso dizer que um empate contra os Países Baixos também não é uma vergonha.
Polónia já eliminada
As duas derrotas iniciais condenaram a Polónia, por outro lado Robert Lewandowski e os seus companheiros de seleção não têm nada a perder.
No entanto, se a equipa francesa tem vacilado do ponto de vista ofensivo, por outro lado tem sido perfeita defensivamente. Mike Maignan e a sua defesa não sofreram qualquer golo e estão preparados para manter esse registo. Assim, contra a Polónia, há todos os motivos para acreditar que a baliza permanecerá inviolável.
No entanto, a capacidade do jogador do Barcelona não deve ser menosprezada, ainda que, no passado, Lewandowski raramente brilhou nesse contexto. No entanto, os Bleus terão de ter cuidado com a equipa treinada por Michał Probierz.
Por uma questão de honra, eles também poderiam vingar-se após as más lembranças de 2022 no Catar, quando Olivier Giroud e Kylian Mbappé selaram o seu destino...