Euro-2024: Francisco Conceição replica feito de Costinha, 24 anos depois
Recorde o Portugal-República Checa
A 17 de junho de 2000, na cidade neerlandesa de Arnhem, o então médio do Mónaco ‘voou’ sobre os centrais e deu a vitória a Portugal sobre a Roménia (1-0), aos 90+5 minutos, num golo que valeu o prematuro apuramento de Portugal para os ‘quartos’.
O encontro contava para a segunda jornada do Grupo A e a formação comandada por Humberto Coelho selou desde logo a qualificação, uma vez que, na estreia, tinha vencido por 3-2 face à Inglaterra, depois de estar a perder por 2-0.
Com um lugar nos ‘quartos’ selado, Portugal jogou depois com uma equipa alternativa face à Alemanha - que precisava de vencer e acabou eliminada - e ganhou por 3-0, com um inesquecível ‘hat-trick’ de Sérgio Conceição.
Agora, 24 anos depois, foi Francisco Conceição, um dos filhos de Sérgio Conceição - que nesse embate do Euro2000 face aos romenos foi suplente utilizado -, a decidir, com um golo aos 90+2 minutos, depois de apenas ter entrado aos 90.
Em Leipzig, os checos marcaram primeiro, por intermédio de Lukás Provod, aos 62 minutos, com Portugal a restabelecer a igualdade graças a um autogolo de Robin Hranác, aos 69.
Entre os tentos de Costinha e Francisco Conceição, a formação portuguesa conseguiu mais quarto no período de descontos finais, mas nenhum mudou um empate para vitória ou um desaire para igualdade.
Na estreia no Euro-2004, disputada no Estádio do Dragão, no Porto, Cristiano Ronaldo marcou o primeiro dos seus 14 golos em fases finais de Europeus aos 90+3 minutos, mas, então, Portugal estava a perder por 2-0, caindo por 2-1.
Quatro anos volvidos, a formação das ‘quinas’ também arrancou a prova com um golo nos descontos, desta vez de Raúl Meireles, aos 90+3 minutos, face à Turquia, que foi então o 2-0, depois de Pepe ter inaugurado o marcador, aos 61.
No jogo seguinte, curiosamente face à República Checa, Portugal voltou a faturar ‘depois da hora’, por intermédio de Ricardo Quaresma, que, aos 90+1 minutos, apontou o 3-1, depois de Deco e Cristiano Ronaldo já terem faturado.
Antes do tento de hoje, o último golo luso nos descontos tinha sido apontado por Ronaldo, igualmente numa estreia lusa, no Euro2020, disputado em 2021 devido à pandemia da covid-19.
Em Budapeste, face à anfitriã Hungria (3-0), o ‘capitão’ da seleção lusa ‘bisou’ aos 90+2 minutos, depois de já ter faturou aos 87, de grande penalidade, num jogo em que o primeiro tento luso foi do agora ausente Raphaël Guerreiro, aos 84.