Euro-2024: Gakpo supera dificuldades no Liverpool para brilhar pelos Países Baixos
Acompanhe aqui as incidências do encontro
Gakpo superou uma temporada algo tímida no clube para brilhar mais uma vez pelo seu país no maior palco de um grande torneio internacional.
O jogador de 25 anos foi contratado pelos gigantes ingleses depois de ter apontado três golos em cinco jogos no Campeonato do Mundo de 2022, em que os neerlandeses foram eliminados pela Argentina, que viria a ser campeã, nos penáltis, nos quartos de final, no Catar.
Desde então, Gakpo tem-se esforçado por encontrar o seu lugar entre o leque de talentos ofensivos do Liverpool. Mohamed Salah continua a ser o melhor jogador em Anfield, enquanto Luis Diaz, Darwin Nunez, Diogo Jota e Gakpo lutam para conquistar u mlugar.
Tem havido rasgos do potencial que levou os Reds a ganharem a corrida a uma série de rivais da Premier League pela contratação de Gakpo por 42 milhões de euros - que pode ascender aos 57 milhões.
Marcou dois golos brilhantes numa goleada histórica de 7-0 sobre o Manchester United em março de 2023 e somou 16 tentos na época, enquanto o Liverpool tentou lutar pelas quatro competições na última época de Jurgen Klopp, acabando apenas com o triunfo na Taça da Liga.
No entanto, muitas vezes teve de sacrificar mostrar as suas maiores qualidades em prol da equipa. Darwín Nuñez falhou em cumprir a etiqueta dos 80 milhões de euros e isso obrigou Gakpo a jogar com mais frequência no centro do ataque ou até mesmo no meio-campo.
De volta ao seu papel preferido no lado esquerdo do ataque da seleção, Gakpo tem sido, sem dúvida, o jogador do torneio até agora na Alemanha.
"Eu jogo na ala esquerda. No Liverpool, joguei muito como ponta de lança, por isso essa é a maior diferença", disse Gakpo sobre o contraste entre o desempenho no clube e na seleção.
"Antes eu jogava como extremo esquerdo, essa sempre foi a minha preferência. Acho que no último ano e meio o treinador precisava que eu jogasse noutra posição e é isso que tento fazer da melhor maneira possível", apontou.
Melhor jogador do torneio?
Os três golos em cinco jogos fazem dele o melhor marcador do torneio e poderia ter marcado muitos mais. O mais insignificante dos foras de jogo roubou-lhe um bis na vitória por 3-0 sobre a Roménia nos oitavos de final, durante a qual também fez a assistência para Donyell Malen marcar o segundo golo.
E foi a sua pressão que obrigou o defesa turco Mert Muldur a virar-se para a sua própria baliza no momento decisivo da vitória de sábado por 2-1 nos quartos de final.
Kylian Mbappe é o único jogador europeu que marcou mais golos nos dois últimos grandes torneios. Gakpo juntou-se à realeza do futebol neerlandês, Johnny Rep e Dennis Bergkamp, como os únicos jogadores a marcar pelo menos três golos em dois torneios pela Laranja Mecânica.
"Sim, ele pode jogar como avançado, mas mostrou que é mais perigoso do lado esquerdo", disse o treinador neerlandês Ronald Koeman, cuja equipa tenta alcançar a primeira final do Euro desde que venceu a competição em 1988.
"Ele é muito perigoso se ficar cara a cara com o lateral-direito. Por dentro, por fora, tem as suas qualidades, é forte. Está a jogar a um grande nível neste torneio. É talvez o jogador mais importante até agora", sublinhou.
Os Países Baixos chegaram à Alemanha sem grandes pretensões e terminaram em terceiro lugar no grupo, atrás da França e da Áustria.
Mas contra uma Inglaterra que chegou às meias-finais algo aos tropçeões, a glória e a Bota de Ouro estão ao alcance de Gakpo em Dortmund.