Euro-2024: Gareth Southgate adverte Inglaterra contra a "complacência" após derrota com a Islândia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Gareth Southgate adverte Inglaterra contra a "complacência" após derrota com a Islândia

Gareth Southgate, selecionador de Inglaterra
Gareth Southgate, selecionador de InglaterraReuters
O selecionador da Inglaterra, Gareth Southgate, disse que os seus jogadores iriam aprender com a derrota frente à Islândia, esta sexta-feira, enquanto avisava que a sua equipa, uma das favoritas para o Euro-2024, não podia confiar apenas no talento para vencer o torneio.

Recorde as incidênticas da partida

A Islândia, que eliminou de forma espetacular a Inglaterra nos oitavos de final do Euro-2016, desmentindo a sua classificação de 72.º lugar no ranking mundial, teve um desempenho impressionante ao vencer por 1-0 contra uma Inglaterra abaixo da média.

A exibição fraca dos anfitriões, pouco mais de uma semana antes do início do Euro-2024, contra a Sérvia, em Gelsenkirchen, na Alemanha, atraiu vaias dos adeptos em Wembley, tanto no intervalo quanto no apito - o que Southgate disse ser uma resposta justa ao jogo.

Mas o treinador disse que o jogo pode ser uma bênção disfarçada, uma vez que a Inglaterra, que perdeu a final do Euro-2020 nos penáltis com a Itália, procura fazer melhor na Alemanha.

"Tivemos algumas oportunidades muito, muito boas que normalmente seriam finalizadas, o que poderia ter dado uma aparência diferente ao jogo", disse Southgate aos jornalistas.

"Mas isso também pode ter mascarado algumas falhas que foram aparentes esta noite e, da minha perspetiva, aprendi muito com o jogo", acrescentou o selecionador.

Questionado sobre se os seus planos para o Euro-2024 tinham sido alterados pelo desempenho, Southgate negou.

"Não muito, porque acho que não tivemos o grupo completo em campo em nenhum momento. Mas é importante para a nossa mente, para a forma como temos de conduzir a equipa, para o tipo de reação de que necessitamos, para qualquer tipo de complacência em relação ao talento que nos vai dar este troféu e que só temos de entrar - o futebol não é assim. É preciso estar no ponto em todos os aspetos do jogo para ganhar qualquer jogo a este nível e estivemos muito aquém disso esta noite", alertou.