Euro-2024: Geórgia vence Grécia nos penáltis (0-0, 4-2 gp) e vai estrear-se no Campeonato da Europa
Geórgia 0-0 Grécia (4-2 gp)
Está encontrada a última seleção do Grupo F do Euro-2024. Depois de República Checa e Turquia, Portugal ficou a saber que vai defrontar a Geórgia no Campeonato da Europa, sendo que esta é o último adversário da equipa das quinas, numa partida agendada para 26 de junho.
Com tanto em jogo, os adeptos da casa assistiram a um início de jogo feroz, com as duas equipas a disputarem as bolas paradas, mas foram os gregos que ameaçaram mais intensamente na fase inicial. Pouco separou as duas equipas durante toda a primeira parte, mas a Geórgia esteve muito perto de abrir o marcador pouco antes do intervalo, quando o pontapé livre de Giorgi Chakvetadze obrigou Odysseas Vlachodimos a uma defesa na ponta dos dedos.
A natureza combativa do jogo resultou numa enxurrada de cartões amarelos ao longo da primeira parte, que acabou por se transformar numa confusão que resultou no cartão vermelho direto para o guarda-redes suplente Giorgi Loria, por conduta violenta. Depois dessa reviravolta, o jogo seguiu o padrão habitual, com nenhuma das duas equipas querendo se empenhar demais no ataque. Em vez disso, as faltas tácticas de ambos os lados garantiram que o jogo não conseguisse criar qualquer tipo de ritmo.
Nos últimos dez minutos, os jogadores de ambos os lados pareciam ansiosas com a posse de bola, sabendo que um erro poderia decidir a partida, e essa falta de coragem com a bola levou o jogo para o prolongamento. Só Khvicha Kvaratskhelia cobrou uma falta contra a barreira de uma posição promissora no último lance do segundo tempo.
A Grécia começou os últimos 30 minutos de jogo mais forte, e quase conseguiu o triunfo, quando Konstantinos Mavropanos subiu mais alto para cabecear à baliza, mas a bola embateu na trave e saiu por cima. Os anfitriões responderam com uma grande oportunidade, quando Georges Mikautadze mostrou grande compostura para encontrar Zuriko Davitashvili na área, mas Vlachodimos fez uma excelente defesa de reflexo à queima-roupa para manter o resultado empatado.
Depois de 120 minutos sem golos, a Geórgia teve de recorrer aos penáltis e, com o resultado em 3-2 depois de Giakoumakis ter desperdiçado a sua grande penalidade, coube a Kvekveskiri ser o herói, ao marcar o penálti decisivo que colocou a Geórgia na fase final do Euro pela primeira vez na sua história e que provocou cenas de júbilo entre os adeptos da casa.