Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Gibraltar apresenta queixa à UEFA por cânticos de jogadores espanhóis na final

Reuters
Jogadores espanhóis festejam a vitória no Euro 2024
Jogadores espanhóis festejam a vitória no Euro 2024Reuters
A Federação de Futebol de Gibraltar apresentou na quinta-feira uma queixa formal à UEFA, organismo que rege o futebol europeu, depois de os jogadores espanhóis terem cantado "Gibraltar é espanhol" durante os festejos do Campeonato da Europa, no início desta semana.

A Espanha festejou a vitória em Madrid, depois de ter vencido a Inglaterra por 2-1 na final do Campeonato da Europa, onde os jogadores mais velhos, incluindo o capitão Álvaro Morata e o médio do Manchester City, Rodri, cantaram "Gibraltar é espanhol".

Gibraltar é um território britânico ultramarino. Quando Morata lembrou a Rodri que ele jogava num clube inglês, o jogador do torneio disse: "Não quero saber". A entidade de Gibraltar disse que o vídeo foi recebido com "raiva, consternação e deceção".

"A conduta em questão é profundamente ofensiva para os gibraltinos, que exerceram repetidamente os seus direitos democráticos para continuarem a ser um território britânico ultramarino", afirmou a Federação de Futebol de Gibraltar.

"Embora Gibraltar tenha uma fronteira com Espanha e valorize a sua estreita relação de cooperação com Espanha e com o povo espanhol, é e continua a ser um Território Britânico Ultramarino. A conduta é também profundamente ofensiva para a Federação de Futebol de Gibraltar, uma vez que implica que não deveríamos existir enquanto associação nacional independente membro da UEFA", pode ler-se.

A Federação de Gibraltar acrescentou que os cânticos foram "extremamente provocadores e insultuosos na sua natureza", acrescentando que a conduta dos jogadores foi "ilegal" e violou os regulamentos disciplinares da UEFA.