Euro-2024: Gulacsi, guarda-redes da Hungria, anuncia "jogo fora" para a Alemanha
Quando Florian Wirtz e Jamal Musiala atacam juntos, Peter Gulacsi, o guarda-redes da seleção húngara, não está sozinho. Não só o veterano tem em Willi Orban, seu colega de clube em Leipzig, um feroz defensor e líder da defesa, como também milhares de compatriotas estão prontos para apoiá-lo no Campeonato Europeu.
"Os nossos adeptos são muito criativos quando se trata de arranjar bilhetes", disse Gulacsi ao Bild, avisando a equipa alemã.
"Uma vantagem em casa? Nem por isso. Acho que vai ser um jogo fora de casa para vocês!", alertou.
Na quarta-feira (17:00), a Hungria vai defrontar a equipa da Alemanha em Estugarda, no seu segundo jogo do grupo. No entanto, a Hungria vai precisar de mais do que apenas a "energia" e o "empurrão" dos seus vociferantes adeptos para evitar uma eliminação precoce, após o falso arranque contra a Suíça (1-3).
Em especial, a nível defensivo, terá de se estabilizar face à fome de golos dos alemães. No jogo contra a Suíça, a equipa do selecionador Marco Rossi, que tinha dominado a fase de qualificação, com cinco vitórias e nenhuma derrota, revelou fraquezas invulgares. Orban também cometeu um erro. Gulacsi foi um dos melhores da sua equipa, apesar de ter sofrido três golos. Em termos ofensivos, houve falta de penetração.
O capitão Dominik Szoboszlai falou depois de um "futebol infantil".
"Temos de nos decidir, saber o que queremos deste torneio, o que queremos alcançar. Ainda nos faltam dois jogos", afirmou.
Gulacsi tem grande respeito por Nagelsmann
A experiência deve ajudar na partida contra os alemães. Nenhum dos últimos três encontros com a equipa da Alemanha foi perdido, e a Hungria tornou-se um adversário um pouco assustador para a seleção alemã.
Além da dupla do RB Leipzig, Gulacsi e Orban, Roland Sallai, Attila Szalai (ambos do Friburgo) e Andras Schäfer (Union Berlin) são titulares. Marton Dardai (Hertha Berlim) também faz parte do plantel. Szoboszlai jogou em Leipzig durante mais de dois anos, antes de se transferir para o Liverpool, onde foi treinado pelo atual selecionador alemão, Julian Nagelsmann, entre outros.
"Técnica e taticamente é um dos melhores treinadores com quem trabalhei", afirmou Gulacsi à Kicker. Além disso, a defesa alemã, composta por Manuel Neuer, Antonio Rüdiger, Toni Kroos, Wirtz, Musiala e Kai Havertz é "provavelmente a melhor da Europa".
No entanto, a crença nas suas próprias hipóteses é grande.
"Temos a nossa força. Somos um adversário muito desagradável. Não é assim tão fácil jogar contra nós. Temos um espírito de equipa extremamente forte no plantel", afirmou Gulacsi. E depois há... os adeptos.