Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Há 10 anos que a França não perdia um jogo a eliminar nos 90 minutos

Rodri durante o jogo Espanha-França
Rodri durante o jogo Espanha-FrançaRFEF
O registo da Espanha neste Campeonato da Europa tem sido histórico. Venceu a Croácia (terceira classificada no último Campeonato do Mundo e vice-campeã da Liga das Nações), a Itália (atual campeã europeia), a Alemanha (anfitriã) e a França (atual vice-campeã mundial).

Mas a vitória sobre a equipa de Deschamps tem também um sabor especial devido ao nível do adversário. Apesar de o futebol praticado pelos franceses estar longe do seu nível, basta olhar para as suas recentes prestações em grandes torneios para perceber o mérito do que a Espanha conseguiu.

A França não perdia um jogo de 90 minutos desde o Campeonato do Mundo de 2014 no Brasil, quando a Alemanha a derrotou por pouco nos quartos de final, com Hummels a marcar o único golo do jogo.

Desde então, se os vizinhos do norte foram eliminados, foi no prolongamento ou nos penáltis. No Euro-2016, Portugal venceu a final graças a um golo de Éder, aos 109 minutos. Em 2018, a França venceu o seu segundo Campeonato do Mundo, na Rússia, derrotando a Croácia por 4-2 na final.

Dois desempates por penáltis

No Euro-2020, realizado em 2021, devido à pandemia, a Suíça eliminou os franceses nos oitavos de final, após um divertido empate 3-3, que foi resolvido a 4-5 nos penáltis.

No Campeonato do Mundo de 2022, no Catar, a final contra a Argentina é uma das mais emocionantes de que há memória. Apesar do hat-trick de Mbappé, o jogo terminou empatado 3-3 e a Albiceleste venceu o Mundial nas grandes penalidades, graças à exibição de Dibu Martínez e ao penálti decisivo de Montiel.

No Euro-2024, na Alemanha, a Espanha conseguiu vencer a França durante os 90 minutos, graças a uma vitória por 2-1 nas meias-finais, com golos de Lamine Yamal e Dani Olmo.

Recorde o Espanha-França