Euro-2024: Imprensa alemã garante que UEFA vai suspender Demiral por dois jogos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Imprensa alemã garante que UEFA vai suspender Demiral por dois jogos

É provável que Demiral falhe os quartos de final
É provável que Demiral falhe os quartos de finalProfimedia
O escândalo da saudação a um grupo de extrema direita turco teve consequências desportivas para Merih Demiral. De acordo com o jornal Bild, o defesa vai ser suspenso por dois jogos do Campeonato da Europa, embora a UEFA não o tenha confirmado inicialmente esta quinta-feira à noite.

O defesa de 26 anos falha assim o jogo dos oitavos de final contra os Países Baixos, no sábado (20:00), bem como uma possível meia-final.

Demiral marcou os dois golos da Turquia nos oitavos de final do Campeonato da Europa contra a Áustria em Leipzig (2-1) e, após o segundo golo, fez a chamada saudação do lobo com as duas mãos e também publicou uma fotografia nas redes sociais. A UEFA abriu posteriormente um inquérito por "suspeita de comportamento inadequado".

Escândalo gera tensões políticas

A saudação do lobo é um sinal feito com uma mão e um símbolo da organização turca de extrema-direita e ultra-nacionalista "Lobos Cinzentos". Nem a organização nem a saudação são proibidas na Alemanha. No entanto, os "Lobos Cinzentos" estão sob observação do Gabinete Federal para a Proteção da Constituição alemã.

A ministra federal do Interior, Nancy Faeser (SPD), criticou duramente Demiral. Utilizar o Campeonato da Europa "como plataforma para o racismo" é "completamente inaceitável", escreveu a social-democrata nas redes sociais.

O escândalo deu origem a tensões diplomáticas. Após a convocatória do embaixador alemão em Ancara, o Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros alemão convocou o enviado turco para uma reunião de informação na quinta-feira.