Euro-2024: Indignação com o caos ferroviário em Gelsenkirchen

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Indignação com o caos ferroviário em Gelsenkirchen

Na estreia do Euro-2024 em Gelsenkirchen, as notícias não chegaram apenas do estádio
Na estreia do Euro-2024 em Gelsenkirchen, as notícias não chegaram apenas do estádioProfimedia
Críticas internacionais, pedidos de investigação, mas uma conclusão positiva das autoridades: o alegado caos ferroviário que rodeou o jogo do Campeonato da Europa entre a Inglaterra e a Sérvia (1-0), em Gelsenkirchen, está a causar muita discussão. As autoridades da cidade fizeram um "balanço positivo" após o jogo, enquanto os adeptos ingleses queixaram-se de "graves problemas" nos transportes públicos.

A cidade de Gelsenkirchen escreveu num comunicado, esta segunda-feira, que houve "perturbações isoladas" no trajeto entre a pista e o estádio, no domingo.

As partidas também decorreram de acordo com o previsto "com algumas exceções". Ao mesmo tempo, no entanto, a cidade queria discutir com as empresas de transporte "se a comunicação multilingue para os adeptos durante o Euro-2024 poderia ser otimizada", disse Luidger Wolterhoff, chefe do Centro de Operações da Cidade Anfitriã (HCOC).

Muitos adeptos relataram nas redes sociais as condições caóticas do transporte ferroviário antes e depois do jogo. A organização de adeptos inglesa "Free Lions" escreveu que estava "consternada com o que os adeptos tiveram de passar no jogo de ontem em Gelsenkirchen".

O facto de as pessoas terem ficado presas na estação central de Gelsenkirchen, três horas após o final do jogo, devido a problemas de transporte num grande torneio, foi "simplesmente ridículo".

A organização, que diz ter avaliado numerosos relatórios de adeptos, criticou a falta de capacidade, a má gestão das filas, a má comunicação e os atrasos significativos. A "Free Lions" referiu ainda a "perigosa sobrelotação" na estação de comboios do recinto e apelou a "uma revisão completa" por parte dos organizadores e da União Europeia de Futebol (UEFA).

Recorde o Sérvia-Inglaterra

Empresa de transportes bloqueia críticas

Imagens e vídeos mostram multidões de pessoas em plataformas superlotadas perto da arena, e os adeptos das equipas também terão esperado muito tempo na estação central de Gelsenkirchen para seguir viagem. A empresa de transportes local Bogestra rejeitou as críticas nas redes sociais.

Um porta-voz disse ao Der Spiegel que a empresa enfrentou desafios que não são incomuns em grandes eventos desportivos: "Como empresa de transporte, fizemos um trabalho adequado".

O próximo jogo do Campeonato da Europa em Gelsenkirchen terá lugar na quinta-feira (20:00), com Espanha e Itália a defrontarem-se. Dependendo do desenrolar do torneio, a Inglaterra poderá voltar a jogar em Schalke nos oitavos de final.