Euro-2024: Inglaterra com convocatória final sem Grealish e Maguire, mas com Eze e Wharton

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Inglaterra com convocatória final sem Grealish e Maguire, mas com Eze e Wharton

Jarrod Bowen, Harry Kane e Adam Wharton nos treinos de Inglaterra
Jarrod Bowen, Harry Kane e Adam Wharton nos treinos de InglaterraProfimedia
Jack Grealish e Harry Maguire foram excluídos da lista de convocados de Gareth Southgate para o Europeu, que vai ser disputado na Alemanha no final deste mês, enquanto Eberechi Eze e Adam Wharton, do Crystal Palace, entraram na lista final de 26 jogadores.

Os jogadores do Manchester City e do Manchester United - ambos importantes em torneios anteriores para Southgate - tornaram-se as baixas mais notáveis depois de ter sido revelado que James Maddison e Curtis Jones haviam deixado a equipa.

James Trafford, do Burnley, Jarell Quansah, do Liverpool, e Jarrad Branthwaite, do Everton, também não foram convocados.

A quebra de forma de Grealish no Manchester City na temporada 2023/24 provavelmente contribuiu para sua exclusão da lista final. O jogador de 28 anos conseguiu apenas três golos em 36 jogos em todas as competições. 

O jogador de 28 anos conseguiu apenas três golos em 36 jogos em todas as competições. Embora tenha sido um jogador regular sob o comando de Southgate, as suas recentes dificuldades de forma e condição física parecem ter custado caro.

Maguire, por sua vez, tem sido um jogador-chave para a seleção de Inglaterra sob o comando de Southgate nos últimos três grandes torneios, apesar de ter sido várias vezes questionado pela imprensa e pelo público em geral.

No entanto, uma lesão no gémeo fez com que o central estivesse afastado desde abril, o que provocou algumas dúvidas sobre o estado físico do jogador.

"Todos os jogadores receberam a notícia com muito respeito", disse Southgate numa conferência de imprensa no complexo de treinos do Tottenham na noite de quinta-feira.

"É claro que todos os jogadores acham que deveriam estar presentes, e é por isso que são jogadores de topo. Eles têm essa autoconfiança e essa mentalidade, mas o facto é que temos alguns jogadores que têm jogado muito bem no campeonato durante toda a época. Sentimos que outros jogadores tiveram épocas mais fortes, especialmente nos últimos seis meses", justificou.

O selecionador inglês revelou ainda que Maguire não estaria apto para disputar os jogos da fase de grupos na Alemanha.

"Trent pode jogar na defesa e acho que temos nove defesas", explicou Southgate.

"Foi parte da razão pela qual não levamos Maguire, porque isso significa que teríamos de levar um décimo e o equilíbrio não estaria certo. O Harry tem feito alguns progressos, mas tem sido complicado, definitivamente não o teríamos para a fase de grupos", revelou ainda.

Pouco depois da notícia, Maguire publicou nas redes sociais a sua "tristeza" por não fazer parte do plantel.

"Estou devastado por não ter sido selecionado para jogar pela Inglaterra no Euro este verão. Apesar dos meus esforços, não fui capaz de ultrapassar uma lesão na perna. Talvez me tenha esforçado demasiado para tentar chegar lá. Estou absolutamente destroçado", afirmou.

"Para mim, representar a Inglaterra é a maior honra. Significa tudo para mim. Se não posso ajudar a equipa como jogador, vou apoiá-la como adepto - tal como o resto do país. Vão e ganhem, rapazes. A seguir, voltarei à supervisão da equipa médica do Manchester United para me preparar para a próxima época".

Maguire fez a sua estreia pela seleção de Inglaterra em 2017, contra a Lituânia, e tem sido fundamental na equipa dos Três Leões, que chegou às meias-finais do Mundial de 2018, na Rússia. No entanto, a sua forma no Manchester United tem caído desde então.

Apesar da forma inconsistente no clube, Southgate convocou-o para o Mundial no Catar, onde a equipa inglesa chegou aos quartos de final.

Maguire tem 63 jogos pela Inglaterra, enquanto Grealish somou 36 internacionalizações.

Por outro lado Ezri Konsa, do Aston Villa, Kobbie Mainoo, do Manchester United, e ainda Eberechi Eze e Adam Wharton, do Crystal Palace, conseguiram entrar na lista final.

Southgate finalizou agora oficialmente a sua lista de convocados para o Euro, com o primeiro jogo a ter lugar contra a Sérvia, a 16 de junho.

Os Três Leões defrontam a Islândia no seu último jogo de preparação em Wembley, na sexta-feira à noite.

A equipa de Inglaterra para o Euro-2024:

Guarda-redes: Dean Henderson (Crystal Palace), Jordan Pickford (Everton), Aaron Ramsdale (Arsenal)

Defesas: Lewis Dunk (Brighton), Joe Gomez (Liverpool), Marc Guehi (Crystal Palace), Ezri Konsa (Aston Villa), Luke Shaw (Manchester United), John Stones (Manchester City), Kieran Trippier (Newcastle), Kyle Walker (Manchester City)

Médios: Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Conor Gallagher (Chelsea), Kobbie Mainoo (Manchester United), Declan Rice (Arsenal), Adam Wharton (Crystal Palace)

Avançados: Jude Bellingham (Real Madrid), Jarrod Bowen (West Ham), Eberechi Eze (Crystal Palace), Phil Foden (Manchester City), Anthony Gordon (Newcastle), Harry Kane (Bayern de Munique), Cole Palmer (Chelsea), Bukayo Saka (Arsenal), Ivan Toney (Brentford), Ollie Watkins (Aston Villa)