Euro-2024: Inglaterrra procura a primeira final da história no estrangeiro
As duas finais anteriores de grandes torneios envolvendo os Três Leões (Mundial de 1966 e Campeonato Europeu de 2021) foram realizadas no Estádio de Wembley, em Londres. O treinador Southgate poderia - para quebrar o feitiço com a final em Berlim - remodelar a sua defesa: o lateral-esquerdo Luke Shaw é uma opção séria para o onze inicial.
Até agora, Kieran Trippier, que normalmente se sente em casa no flanco direito, tem ocupado esta posição. Shaw "dá equilíbrio à equipa", explicou Southgate.
O jogador de 28 anos "deu um bom contributo" na sua participação de 40 minutos nos quartos de final contra a Suíça. Antes disso, Shaw não tinha jogado no Euro-2024, o que, segundo o selecionador inglês, não tinha sido possível depois de uma paragem de quatro meses por lesão.
O capitão Kane, que provavelmente está um pouco indisposto, vai defrontar o defesa-central Virgil van Dijk, como já aconteceu em vários confrontos da Premier League.
"Adoro jogar contra os melhores jogadores do mundo", disse o avançado, que marcou dois golos durante o torneio.
"Não falámos muito no balneário sobre a pressão e o aumento das expectativas", acrescentou.
Southgate enfatizou várias vezes a "equipa unida" em que os Três Leões se tornaram: os ingleses querem chegar à final - e assim "abrir novos caminhos".