Euro-2024: Iordanescu garante que a Roménia vai lutar por cada metro em campo contra a Ucrânia
O confronto do Grupo E na Arena de Futebol de Munique marca a primeira vez desde 2016 que a Roménia participa no Euro - um regresso que acrescenta pressão extra ao desejo de fazer bem aos cerca de 30.000 adeptos que se deslocaram à Alemanha, disse Iordanescu.
"Há um certo nervosismo, mas isso pode ser positivo", explicou o técnico de 46 anos, que foi recebido na conferência de imprensa por jornalistas romenos que lhe cantaram os parabéns: "Temos de o transformar em energia positiva.
A Roménia passou a qualificação em primeiro lugar do seu grupo, mas enfrenta um teste duro na estreia do torneio contra uma equipa ucraniana experiente e motivada, que conta com uma série de jogadores a jogar em clubes europeus de topo.
Iordanescu disse que seria um desafio para a sua equipa, mas que um esforço de grupo e a vontade de dar tudo em campo poderiam compensar a qualidade da Ucrânia e ajudar a Roménia a progredir numa secção que também inclui a Bélgica e a Eslováquia.
"A equipa vai dar tudo por tudo", disse o treinador. "Vamos lutar por cada metro em campo. Há uma grande pressão, mas isso deve-se ao nosso desejo de representar o nosso país da forma que queremos. Quando há união, espírito, trabalho árduo e disciplina, tudo é possível."
Iordanescu, cujo pai Anghel teve três passagens pelo comando da Roménia e os levou aos quartos de final do Campeonato do Mundo de 1994, espera que a sua equipa possa recriar a forma que os ajudou a chegar à fase a eliminar do Euro-2024 após uma campanha de qualificação invicta.
Um jogador com experiência em campeonatos europeus é o capitão Nicolae Stanciu, membro do plantel de 2016, que rejeitou as sugestões de que seria a principal ameaça para a Roménia.
"Não acho que eu seja o principal perigo para eles", disse:"A nossa força está no grupo e essa é a verdade."