Euro-2024: Islândia surpreende Inglaterra (1-0) no último teste
Recorde as incidências da partida
A noite da Inglaterra começou da pior maneira possível quando Jón Dagur Thorsteinsson colocou a Islândia na frente do marcador logo aos 12 minutos. Aproveitando uma defesa inglesa enferrujada, Thorsteinsson enganou Aaron Ramsdale, antes de marcar o golo inaugural.
A resposta da Inglaterra foi feroz, mas sem sucesso. O capitão Harry Kane desperdiçou a melhor oportunidade da equipa da casa na primeira parte, com o jogador do Bayern de Munique a rematar alto e largo depois de ter sido desmarcado dentro da área por Cole Palmer.
A Inglaterra intensificou a intensidade após o reinício e quase conseguiu empatar, com Phil Foden a criar espaço para si mesmo no terço final, apenas para arrastar o seu esforço para fora do alvo. Mas foi no lado oposto do relvado de Wembley que se desenrolou a melhor ação à boca da baliza, com a Islândia a ter azar de não ter marcado o segundo golo. O goleador Thorsteinsson teria feito isso mesmo se não fosse um deslize infeliz, com o avançado a ver um cabeceamento abafado por Ramsdale momentos depois.
Para terminar em alta, Southgate recorreu ao seu banco, com Trent Alexander-Arnold e Eberechi Eze entre os encarregados de mudar o jogo. No entanto, foi inútil, já que a retaguarda da Islândia conseguiu manter o marcador inalterado com facilidade. Uma preparação nada ideal para a Inglaterra, que enfrenta a Sérvia em Gelsenkirchen no próximo domingo.
Foi apenas a segunda vitória da Islândia na história contra uma seleção do Top 5 do mundo.