Euro-2024: Israel perde com Kosovo (0-1) no primeiro jogo após o conflito
Kosovo 1-0 Israel
As esperanças de Israel de conseguir uma improvável qualificação para o Euro-2024 no Grupo I dependiam de uma agenda cheia, iniciando quatro jogos em 10 dias com uma viagem a Pristina para enfrentar o Kosovo. Os anfitriões estavam quatro pontos atrás dos adversários no início do jogo e sabiam que tudo o que não fosse uma vitória significaria o fim das suas hipóteses de chegar ao Euro-2024. As condições climatéricas tórridas, a qualidade duvidosa do relvado e as bancadas vazias talvez tenham contribuído para um início de jogo discreto e sem grandes oportunidades.
Depois de ver Gabi Kanichowsky ser expulso por lesão, Israel ficou em desvantagem quando Milot Rashica avançou com vontade, acabando por ter de agradecer a Omri Glazer por ter travado com força o remate de Vedat Muriqi na curva. Eran Zahavi, de regresso da seleção, cabeceou para fora, antes de os anfitriões chegarem à vantagem no início do segundo tempo. Mais uma vez, Muriqi foi o protagonista, lançando uma bola longa para Rashica, que correu e chutou alto para vencer Glazer - a nona vez nos últimos 10 jogos de Israel que a equipa saiu perdendo no intervalo.
Como sempre, Rashica estava a mostrar-se o grande destaque do Kosovo, liderando um contra-ataque que terminou com um remate dececionante de Zymer Bytyqi após o intervalo. Os visitantes estavam a ter dificuldades em criar oportunidades claras de golo, com Dor Peretz a cabecear para fora a partir de um remate de bola parada, com o Kosovo a parecer ter mais probabilidades de marcar novamente. Rashica teve uma oportunidade de marcar antes de dar a Muriqi uma nova oportunidade, que não deu em nada - a última participação significativa do atacante no jogo antes de sair mancando.
Na verdade, Israel raramente representou uma ameaça genuína, com Oscar Gloukh a rematar diretamente contra Arijanet Murić, antes de um cartão vermelho no final do jogo para Roy Revivo encerrar uma noite dececionante para a equipa de Alon Hazan. Ao contrário do primeiro jogo, em que o Kosovo cedeu a sua vantagem de um golo, os Dardanët aguentaram para conquistar três pontos muito necessários, levando-os a ficar a cinco do segundo classificado, a Suíça. Enquanto isso, Israel continua em terceiro lugar no Grupo I, a quatro pontos de uma vaga nas eliminatórias, depois de perder sete dos últimos 11 jogos disputados fora do país (duas vitórias e dois empates).