Euro-2024: José Sá, Toti e João Mário elevam para cinco os estreantes na era Martínez
Recorde o Liechtenstein-Portugal
O guarda-redes dos ingleses do Wolverhampton, de 30 anos, é habitualmente chamado aos trabalhos da seleção ‘AA’, tendo marcado presença na fase final do Mundial2022, no Catar, mas só hoje, seis anos depois da primeira chamada, cumpriu a estreia de ‘quinas ao peito’, em Vaduz, já com Portugal apurado para a fase final, que vai decorrer na Alemanha.
Por sua vez, o defesa central, de 24 anos, colega de José Sá nos ‘wolves’ e que está pela quarta vez nos convocados do técnico espanhol, tinha sido 'riscado' da ficha dos últimos dois encontros, com Eslováquia (3-2), no Porto, e Bósnia-Herzegovina (5-0), em Zenica, com a primeira internacionalização ‘AA’ a acontecer no jogo de hoje, da nona jornada do grupo J.
Em estreia absoluta em convocatórias ‘AA’, João Mário, lateral do FC Porto, beneficiou da dispensa de Diogo Dalot, do Manchester United, por razões pessoais, para ser chamado à última da hora e, consequentemente, ser lançado pelo técnico espanhol, já com Portugal apurado para a fase final que vai decorrer na Alemanha.
Em Vaduz, no Rheinpark Stadion, o jovem defesa direito, de 23 anos, entrou em campo quando decorria o minuto 87, por troca com o João Cancelo, autor do segundo golo de Portugal, que bateu o Liechtenstein por 2-0.
Antes, tinha sido João Neves, do Benfica, a ser suplente utilizado em 16 de outubro, no triunfo por 5-0, obtido em Zenica, contra a Bósnia-Herzegovina.
No arranque da qualificação, em 23 de março, o defesa central Gonçalo Inácio, do Sporting, foi o primeiro estreante de Martínez, contra o Lienchestein, que terminou com a vitória dos lusos por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
- Os estreantes na 'era' Roberto Martínez:
16/11/23: José Sá, Toti Gomes e João Mário.
16/10/23: João Neves.
23/03/23: Gonçalo Inácio.