Euro-2024: Jurásek e surpresas na convocatória da Rep. Checa, adversária de Portugal
O selecionador da República Checa anunciou, esta terça-feira, os 26 jogadores que seguem viagem para a Áustria, no próximo domingo, onde a seleção checa vai cumprir o último estágio antes do arranque do Campeonato da Europa.
O adversário de Portugal no Euro disputará um jogo de preparação contra Malta (7 de junho) e, depois de regressar à República Checa, terá um ensaio geral contra a Macedónia do Norte, em Hradec Kralove (10 de junho).
Entre os eleitos, destaque para a presença de David Jurásek, lateral dos quadros do Benfica, que esteve ao serviço do Hoffenheim na época 2023/24. Coufal (West Ham) e Kuchta (Sparta) também integram a convocatória, apesar dos problemas num dos últimos estágios, ao contrário de Brabec (Aris Thessaloniki), que fica de fora.
O selecionador Ivan Hašek diz que as escolhas foram feitas em "função da performance" e não da polémica festa na última concentração.
Em sentido inverso, Vaclav Jurecka, o melhor marcador da liga checa, não faz parte da lista final, que vai defrontar Portugal em Leipzig (18 de junho), a Geórgia (22 de junho) e a Turquia (26 de junho). O avançado do Slavia de Praga não convenceu o selecionador, apesar de se ter tornado o melhor marcador da liga checa pelo segundo ano consecutivo (19 golos).
O avançado foi preferido por Tomáš Chorý, do Plzeň (12 golos), Kuchta, do Sparta (17), Mojmír Chytil, do Slavia (16), e pelos campeões da Bundesliga Patrik Schick e Adam Hložek, do Bayer Leverkusen.
A maior surpresa é a chamada de Lukáš Červ, que ainda não jogou pela seleção checa. O médio do Pilsen está entre os 26 selecionados, em detrimento de Alex Kral.
Convocatória da República Checa:
Guarda-redes: Jindřich Staněk (Slavia Praga), Matěj Kovář (Leverkusen) e Vítězslav Jaroš (Sturm Graz/Liverpool);
Defesas: Vladimír Coufal (West Ham), Tomáš Holeš (Slavia Praga), Robin Hranáč (Viktoria Plzeň), Ladislav Krejčí (Sparta Praga), Martin Vitík (Sparta Praga), David Zima (Slavia Praga), David Jurásek (Hoffenheim/Benfica), David Douděra (Slavia Praga) e Tomáš Vlček (Slavia Praga);
Médios: Tomáš Souček (West Ham), Antonín Barák (Fiorentina), Michal Sadílek (Twente), Lukáš Provod (Slavia Praga), Pavel Šulc (Viktoria Plzeň), Ondřej Lingr (Feyenoord), Václav Černý (Wolfsburgo), Matěj Jurásek (Slavia Praga) e Lukáš Červ (Viktoria Plzeň).
Avançados: Patrik Schick (Bayer Leverkusen), Tomáš Chorý (Viktoria Plzeň), Jan Kuchta (Sparta Praga), Adam Hložek (Bayer Leverkusen) e Mojmír Chytil (Slavia Praga).