Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Lahm espera uma Europa "mais unida" após a prova na Alemanha

AFP
Lahm integra organização do Euro-2024
Lahm integra organização do Euro-2024Picture-Alliance vía AFP
O antigo internacional alemão Philippe Lahm faz parte do comité organizador do Euro-2024 e, em entrevista à agência SID, filial da AFP, defendeu que o torneio será um sucesso se a Alemanha e a Europa estive "mais unidos" no final.

- Com que objetivos e ambições aceitou a tarefa de integrar a organização do Campeonato da Europa?

-Queria organizar um torneio à altura dos nossos tempos. Por isso, quis dar uma grande importância à durabilidade do ponto de vista social, ou seja, aproximar as pessoas, celebrar valores comuns. Em termos de relações sociais, fomos afetados pela pandemia e um evento como este pode ajudar-nos. Por outro lado, também queremos fazer progressos no domínio do ambiente.

- Como é que se faz deste torneio uma grande festa?

- Há muitos projetos para juntar as pessoas. Claro que também queremos que seja um torneio inclusivo, em que todos possam participar e que seja acessível a todos, por exemplo, aos invisuais e aos deficientes físicos. Adaptámos o calendário dos jogos para que as equipas e, sobretudo, os adeptos não sejam obrigados a percorrer longas distâncias entre os jogos.

- Uma competição como esta é sempre uma plataforma para questões políticas e sociais. Será esse o caso este verão?

- Claro que sim. Estou a pensar, por exemplo, no Euro 2021 (adiado por um ano devido à pandemia da COVID-19 e organizado em onze países diferentes), que mostrou que é possível. O que a cidade de Munique e a população fizeram com as cores do arco-íris (a favor da comunidade LGTBI) foi muito bonito de se ver, especialmente para um munícipe como eu. O Euro-2024 pode ser utilizado em qualquer altura para defender os nossos valores democráticos e europeus.

- Quando é que vai considerar o torneio um sucesso?

- Quando notar uma maior coesão na sociedade alemã, mas também na Europa. Logo a seguir ao Campeonato da Europa, terão início os Jogos Olímpicos em Paris. Nessa altura, vamos questionar se estes dois acontecimentos contribuíram para uma maior coesão na Europa. Gostaria de esperar que, pelo menos, o Campeonato da Europa nos faça regressar a uma Alemanha mais unida.

- Qual é a sua opinião sobre o trabalho do selecionador alemão Julian Nagelsmann?

- Ele parece ter tomado as decisões certas. Ele encontrou um sistema e a maneira como quer jogar. Os jogadores têm de se encontrar um pouco melhor e jogar mais em conjunto. Com a energia dos adeptos, a equipe tem chances de vencer.

Acompanhe o Euro-2024 no Flashscore