Euro-2024: Lamine Yamal e uma mão-cheia de recordes para devorar na Alemanha
Siga as principais incidências da partida
Yamal, que completará 17 anos na véspera da final do Euro-2024 (agendada para 14 de julho), é já o mais jovem estreante e goleador de sempre da Roja, tendo marcado no seu primeiro jogo internacional contra a Geórgia, a 8 de setembro de 2023, durante a qualificação para o Europeu.
Na Alemanha, Yamal jogará pela primeira vez numa grande competição com a seleção nacional, uma oportunidade que abre a porta a novos recordes para a Roja e para o Campeonato da Europa.
O primeiro poderá acontecer este sábado, na estreia da Espanha contra a Croácia.
Se tiver minutos, Yamal tornar-se-á o jogador espanhol mais jovem a disputar um Europeu, um recorde que, até agora, era detido por outro dos jovens da equipa de Luis de la Fuente.
Pedri, eleito o melhor jogador jovem do Euro-2020, tinha 18 anos e 201 dias no primeiro jogo da Roja contra a Suécia nessa edição. Quando a bola for lançada no sábado, no Estádio Olímpico de Berlim, Yamal terá 16 anos e 338 dias.
"Ele joga e diverte-se"
"Há poucos conselhos a dar a Lamine, penso que em campo ele não pensa muito na pressão de jogar um Campeonato da Europa ou de jogar um grande torneio, ele joga e diverte-se", disse Pedri esta semana sobre o seu companheiro de equipa no Barça e na seleção nacional.
Também em 2021, o polaco Kacper Kozlowski tornou-se o jogador mais jovem a participar num Europeu, num jogo contra a Espanha, com 17 anos e 256 dias.
Para além dos recordes de participação, a proeza goleadora do adolescente poderá levá-lo a quebrar um recorde estabelecido há 20 anos pelo suíço Johan Vonlanthen, até agora o mais jovem marcador num Campeonato da Europa, quando marcou em 2004 durante a derrota da equipa suíça por 3-1 contra a França.
Vonlanthen tinha mais de 18 anos na altura, enquanto Cesc Fabregas, o mais jovem marcador de sempre da Espanha num Campeonato da Europa, tinha mais de 21 anos quando marcou na fase de grupos de 2008 contra a Rússia.
A convocatória para o Euro-2024 oferece a Yamal a oportunidade de continuar a devorar recordes a nível internacional ao mesmo ritmo que o faz a nível de clube, depois de se ter estreado no Barcelona em abril de 2023, com 15 anos, o mais jovem estreante na LaLiga.
Recordes... e trabalhos escolares
Além disso, Yamal estreou-se a marcar golos em outubro de 2023 contra o Granada, tornando-se o mais jovem marcador da história do campeonato espanhol.
Na Liga dos Campeões, também se tornou o jogador mais jovem a disputar um jogo numa fase a eliminar e a chegar aos quartos de final, algo que poderá repetir com La Roja.
Se a Espanha passar da fase de grupos na Alemanha, Yamal terá a oportunidade de quebrar o recorde de Jude Bellingham, estabelecido em 2021, como o jogador mais jovem a disputar a fase a eliminar de um Campeonato da Europa.
Além disso, chegar à final do torneio seria o melhor presente de aniversário para Yamal, que, como dissemos anteriormente, fará 17 anos no dia anterior.
Se os comandados de Luis de la Fuente chegarem à final, o avançado estará a ameaçar um recorde que se mantém desde 1968, quando o italiano Pietro Anastasi, com 20 anos, se tornou o mais jovem marcador de uma final, ao marcar um dos dois golos que deram o título à Itália contra a Jugoslávia.
Os marcos do futebol não poupam o adolescente de outras tarefas mais próprias da sua idade.
"Faço os meus trabalhos de casa pela Internet e tenho de os enviar ao professor", confessou o aluno Yamal à AS TV com um sorriso.