Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Lamine Yamal passou nos testes, a fé de Rodri e as dúvidas De la Fuente

Lamine Yamal e De la Fuente celebram o título
Lamine Yamal e De la Fuente celebram o títuloRFEF
A Espanha sagrou-se campeã europeia com uma grande prestação em que completou uma série de vitórias. Na final, apesar de terem tido algumas dificuldades contra a Inglaterra, conseguiram superar o golo do empate de Palmer.

Lamine Yamal levou consigo os trabalhos de casa da escola secundária para o campo de treinos da Espanha na Floresta Negra. Rodri, um dos melhores jogadores da Premier League, desembarcou na Alemanha com a intenção de levar o país a um nível internacional que não se via desde 2012. Luis De la Fuente, um treinador ameaçado depois de perder por 3-0 para a Escócia na qualificação para o Europeu, tinha mais em jogo do que a sua continuidade em solo alemão.

Os três protagonistas, felizmente para os espanhóis, colheram os frutos do seu trabalho e, depois de derrotarem a Inglaterra numa final muito disputada, são agora campeões europeus .

De la Fuente: das dúvidas ao sucesso

Começar por um jogador antes de falar de Luis De la Fuente seria injusto. O treinador conquistou o respeito da imprensa espanhola com muito trabalho. Criticado desde o momento da +chegada, teve de remar contra a maré desde o início. No final, o tempo deu-lhe razão. As convocatórias acabaram por ser acertadas e jogadores como Cucurella e Dani Olmo tornaram-se decisivos ao longo da competição.

A Espanha terminou o Campeonato da Europa com um resultado perfeito. Ganhou todos os jogos. Derrotou equipas como a Croácia, vice-campeã mundial em 2018; a Itália, campeã europeia em 2021; a Alemanha (anfitriã) e a França (campeã mundial em 2018). Na final, superou a Inglaterra. Estas conquistas reflectem, sem dúvida, o trabalho árduo da equipa técnica, que anulou jogadores como Mbappé, Dembélé, Bellingham e companhia no mesmo torneio.

Lamine Yamal: um talento espetacular

Depois de De la Fuente, é necessário mencionar o papel de Lamine Yamal. O avançado do Barça deslumbrou no Campeonato da Europa. Além disso, marcou um golo impressionante contra a França na meia-final, ajudando a Espanha a sair da desvantagem. Yamal também fez uma bela parceria com o atacante Nico Williams, do Athletic Club Bilbao.

O jovem, que chegou à Alemanha com os trabalhos de casa do lceu, acabou por se formar com distinção no futebol. Resistiu à pressão. Destacou-se e é o presente e o futuro do FC Barcelona.

A Espanha festeja a vitória no Campeonato da Europa
A Espanha festeja a vitória no Campeonato da EuropaRFEF

Rodri foi o patrão

O meio-campo, a posição que historicamente mais se destacou em Espanha, encontrou um médio-defensivo que recupera, rouba, distribui e transmite tranquilidade aos companheiros. Rodri Hernández, um dos melhores jogadores da Premier League, impôs-se como titular na "La Roja".

Rodri, no entanto, retirou-se lesionado na final do Campeonato da Europa. Zubimendi, da Real Sociedad, substituiu-o e impediu vários ataques ingleses.