Euro-2024: Lewandowski falha estreia com Países Baixos e está em dúvida para Áustria
Os polacos abriram o apetite com duas vitórias em jogos de preparação antes do Euro 2024, primeiro derrotando a Ucrânia por 3-1 e depois a Turquia por 2-1. Neste último jogo, Karol Świderski, Paweł Dawidowicz e Robert Lewandowski sofreram lesões.
Dawidowicz e Świderski regressam aos treinos dentro de 3-4 dias e poderão recuperar a tempo do duelo com os Países Baixos. Tudo vai depender da rapidez.
"Hoje, no Hospital Enel-Med Centrum, realizámos exames a três jogadores que sofreram lesões no jogo contra a Turquia", disse o médico da seleção polaca, Jacek Jaroszewski.
"Paweł Dawidowicz sofreu uma distensão do músculo quadríceps da coxa. No caso de Karol Świderski, o exame revelou uma entorse do tornozelo sem danos significativos. Ambos os jogadores, após o tratamento implementado, devem regressar ao treino completo dentro de 3-4 dias", acrescentou.
A situação de Robert Lewandowski parece pior. O avançado do Barcelona sofreu uma rutura do músculo bíceps da coxa, anunciou a Federação Polaca de Futebol (PZPN). O polaco não jogará definitivamente contra os Países Baixos, e a equipa técnica e o jogador farão tudo o que for possível para que possa jogar contra a Áustria.
"Robert Lewandowski sofreu uma rutura do músculo bíceps da coxa, que o vai excluir do primeiro jogo do torneio. Estamos a fazer tudo para garantir que Robert possa jogar no segundo jogo, contra a Áustria." - apontou Jaroszewski.
O jogo contra a Turquia foi o 150.º de Robert Lewandowski com as cores da Polónia, que foi homenageado com a apresentação de uma camisola especial antes do jogo. No entanto, o avançado do Barcelona não terá certamente boas recordações deste jogo, uma vez que vai falhar o início do possível último Campeonato da Europa da sua carreira devido à lesão que sofreu no jogo.