Euro-2024: Luciano Spalletti assume a responsabilidade pela eliminação precoce
Recorde as incidências do encontro
Apesar de assumir esse peso, o ex-treinador do Nápoles, de 65 anos, também se queixou de não ter tido jogos suficientes para preparar a sua equipa para a derrota, que marcou a primeira eliminação da Itália antes dos quartos de final de um Euro em 20 anos.
"A responsabilidade é minha", disse Spalletti na conferência de imprensa após o jogo.
"Falhámos por causa da minha seleção de equipa, a responsabilidade nunca é dos jogadores", continuou.
Spalletti disse, no entanto, que não teve tempo suficiente para conhecer melhor a equipa.
"Todos os outros treinadores tiveram 30 ou mais jogos com as suas equipas antes do início do torneio", disse, acrescentando: "Eu só tive 10".
Spalletti foi escolhido para orientar a seleção italiana em agosto de 2023, após a demissão de Roberto Mancini.
O técnico italiano fez seis alterações na equipa titular contra os suíços, mas em vez de incutir energia e criatividade na equipa, esta parecia desarticulada e sem capacidade de criação mal conseguiu um remate à baliza.
A Itália teve de jogar sem um dos seus jogadores de destaque na Alemanha, o defesa Riccardo Calafiori, suspenso. No entanto, o técnico atribuiu a falta de capacidade física como parte da resposta para o desaire frente à Suíça.
A Itália ficou em segundo lugar no grupo B, atrás da Espanha, depois de um empate no último minuto com a Croácia, que manteve os atuais campeões na Alemanha e no primeiro jogo dos oitavos de final, no sábado, em Berlim.