Euro-2024: Montella afasta críticos e defende uma Turquia "unida" na luta pelos oitavos
Acompanhe as incidências da partida
A Turquia só precisa de um ponto para passar do Grupo F e afastar a memória da sua péssima prestação no último Euro, quando regressou a casa depois de três derrotas e oito golos sofridos.
No entanto, depois de uma vitória inicial por 3-1 contra a Geórgia, a subsequente derrota por 3-0 contra Portugal desencadeou críticas às táticas do treinador Vincenzo Montella e algumas especulações sobre fações dentro da equipa.
"Porque é que as pessoas querem causar problemas?", rebateu Montella numa conferência de imprensa em Hamburgo, onde foi repetidamente questionado sobre as críticas. "Estamos unidos. Não vamos deixar que isso nos distraia. Estamos muito motivados. O nosso destino está nas nossas próprias mãos".
"Só o nosso jogo é que importa. Estamos concentrados em responder em campo como temos feito nos últimos 10 meses. Eles (os jogadores) precisam de ser apoiados", acrescentou.
Com jogadores como Arda Guler, de 19 anos, e o capitão Hakan Calhanoglu, de 30, à sua disposição, os turcos estão em segundo lugar, a três pontos de Portugal, e são favoritos contra os checos.
"Não se passa nada dentro da equipa"
"O que acontece nas redes sociais é motivo de riso, porque na maioria das vezes não se passa nada dentro da equipa. Temos dificuldade em perceber o que se passa nas redes sociais", disse o extremo Irfan Can Kahveci, que tem sido prejudicado por lesões, mas que esperava ter alguns minutos no jogo de quarta-feira.
"Dentro da equipa, está tudo bem, não estamos a ser afetados pelo que as pessoas dizem na Internet. Pelo contrário, estamos cheios de energia... Quer os jogadores sejam do Galatasaray, do Besiktas, do Trabzonspor ou de outros clubes, somos todos muito bons amigos. Estamos unidos sob a bandeira nacional".
Montella disse que os críticos deviam lembrar-se do historial recente da Turquia, que chegou ao Euro em primeiro lugar do seu grupo.
"Chegámos aqui e o nosso objetivo era passar à fase a eliminar. Ganhámos o nosso primeiro jogo e a Turquia nunca o tinha feito antes. Amanhã temos uma oportunidade importante. Estamos no caminho certo para atingir os nossos objetivos", sustentou.
"Tudo depende de nós. Estamos otimistas. Estamos prontos para lutar. E acredito que os nossos adeptos, os nossos verdadeiros adeptos, que são 99,9% dos adeptos, vão estar connosco e vão apoiar-nos do primeiro ao último apito", prosseguiu.
"Gostaria de lembrar aos críticos que este é o nosso país... Se gostam do vosso país, apoiem-no o mais que puderem... Estes rapazes têm-nos posto um sorriso na cara nos últimos tempos. Precisamos de apoio e penso que os rapazes merecem esse apoio com base no que conseguiram fazer em campo", rematou.