Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Noruega está em risco de perder o seu talento

David Olivares
Haaland e Odegaard celebram, com Nusa, um dos golos contra Chipre
Haaland e Odegaard celebram, com Nusa, um dos golos contra ChipreAFP
A emergência da Escócia colocou a grande geração norueguesa em risco de voltar a ficar de fora de uma grande competição. Num grupo em que começaram como favoritos, depois da Espanha, os noruegueses estão obrigados a vencer este domingo e a continuar a remar.

A Noruega tornou-se um dos principais atores do futebol internacional, desde o aparecimento na cena internacional de Erling Haaland.

No entanto, ainda não conseguiu regressar a uma grande competição. Na qualificação para o Euro-2020, ficou em terceiro lugar no grupo, atrás da Espanha e da Suécia. No play-off, a Sérvia eliminou-os.

Na qualificação para o Catar-2022, que foi naturalmente mais complicada, uma vez que se qualificaram 13 equipas europeias em vez de 24, a equipa nórdica nem sequer chegou ao play-off. O primeiro lugar do grupo foi para os Países Baixos, enquanto a Turquia, que ficou em segundo lugar, qualificou-se no play-off.

Haaland: 27 em 27

A realidade é que a Noruega é liderada pelo omnipresente Haaland, que tem uns impressionantes 27 golos em 27 jogos pelo seu país e precisa de ir a um grande torneio para confirmar o seu estatuto de estrela do futebol mundial.

No entanto, o andróide não é o único perigo para a equipa de Stale Solbakken. Haaland rodeou-se de jogadores de topo, que têm jogado em clubes europeus de topo e que não querem perder a sua oportunidade. A começar por Martin Odegaard, que é o capitão. O antigo jogador do Real Madrid, atualmente no Arsenal, é o líder da equipa no meio-campo.

Mas também têm Orjan Nyland, do Sevilha, na baliza, Leo Ostigard, defesa-central do Nápoles, Ola Solbakken, jogador do Olympiacos emprestado pela Roma, e mais dinamismo na frente. É o caso de Alexander Sorloth, avançado do Villarreal, e de Jorgen Strand Larsen, do Celta.

Mas, apesar disso, o facto é que a qualificação está difícil para eles. Começaram com uma derrota por 0-3 contra a Espanha, em Málaga. Na segunda jornada, empataram 1-1 com a Geórgia e, na terceira, perderam 1-2 em casa, com a Escócia. Desde então, a equipa conseguiu três vitórias consecutivas.

Os últimos jogos da Noruega
Os últimos jogos da NoruegaFlashscore

Mas isso pode não ser suficiente. É preciso vencer a Espanha em Oslo e fazer o mesmo em Glasgow na última jornada. E depois esperar. Porque a Espanha estará no Campeonato da Europa se perder na Noruega e vencer os dois jogos restantes. Uma vitória na Geórgia também seria suficiente para a Escócia, mesmo que perca contra a equipa nórdica. A Escócia teria então a opção de disputar um play-off, mas, ao contrário de outras equipas, não tem um lugar garantido com base nos seus resultados na Liga das Nações.

Quatro participações em grandes eventos

A presença da Noruega nas grandes competições limita-se ao Euro-2000, em que perdeu na primeira fase, apesar da vitória sobre a Espanha, e a três Campeonatos do Mundo: França-1938, EUA-1994 e França-1998. Na última edição, a seleção conseguiu passar com Tore André Flo ao leme. Eliminaram Marrocos e Escócia num grupo que acabou por ser liderado pelo Brasil e foram eliminados nos oitavos de final, pela Itália, com um golo de Vieri.

Siga o Noruega-Espanha no Flashscore