Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: O impressionante historial do futebol espanhol desde 2002

Jogadores da seleção espanhola festejam conquista do Euro-2024 em Madrid
Jogadores da seleção espanhola festejam conquista do Euro-2024 em MadridRFEF
2024 foi confirmado como o ano do domínio do futebol espanhol no continente. A Espanha venceu o Campeonato da Europa e o Real Madrid a Liga dos Campeões. A seleção nacional é a rainha do Campeonato da Europa, com quatro títulos, e o clube merengue é o monarca da Taça dos Campeões Europeus, com 15.

Mas o que aconteceu em 2024 não é um facto isolado. O futebol espanhol está há 23 anos sem perder o jogo decisivo de uma grande competição.

Desde 2002, a seleção espanhola ganhou as quatro finais que disputou: Euro-2008 contra a Alemanha, Mundial-2010 contra os Países Baixos, Euro-2012 contra a Itália e Euro-2024 contra a Inglaterra.

A Espanha perdeu apenas dois jogos decisivos em torneios menores. A final da extinta Taça das Confederações, em 2013, contra o Brasil, e a Liga das Nações de 2021, contra a França. Mas, a seu favor, venceu a Croácia na final da Liga das Nações de 2023 e é a atual detentora da competição.

A nível de clubes, o Real Madrid ganhou todas as finais da Liga dos Campeões que disputou contra equipas estrangeiras, cinco (duas contra o Liverpool, uma contra o Bayer Leverkusen, uma contra a Juventus e uma contra o Borussia Dortmund) mais outras duas contra o Atlético Madrid. O Barcelona venceu quatro (dois contra o Manchester United, um contra o Arsenal e um contra a Juventus).

Além disso, o Sevilha ganhou a Liga Europa seis vezes contra equipas estrangeiras (Middlesbrough, Benfica, Dnipro, Liverpool, Inter e Roma) e uma vez contra o Espanyol, duas vezes contra o Atlético de Madrid (Fulham e Marselha) e uma vez contra o Villarreal (Manchester United).

Únicas derrotas em finais espanholas

Os únicos clubes espanhóis que perderam uma final, fizeram-no... contra adversários espanhóis. Assim, o Atlético de Madrid perdeu duas finais da Liga dos Campeões para o Real Madrid (2014 e 2016), o Espanyol na Liga Europa para o Sevilha (2006) e o Athletic Bilbao para o Atlético de Madrid na Liga Europa (2012).

Para encontrar as últimas derrotas espanholas em finais, é preciso recuar a 2001, quando o Alavés perdeu com o Liverpool na final da Taça UEFA (5-4) e o Valência foi derrotado nos penáltis, na final da Liga dos Campeões, com o Bayern Munique.