Euro-2024: O regresso "sentimental" de Lewandowski à Alemanha
O avançado polaco de 35 anos brilhou na Bundesliga, que conquistou por dez vezes entre 2010 e 2022, primeiro com o Borussia Dortmund e depois com o Bayern de Munique.
Lewandowski, que também venceu a Liga dos Campeões em 2020 com o Bayern, marcou 312 golos em 384 jogos da Bundesliga, tornando-se o segundo maior goleador do campeonato alemão, atrás da lenda do Bayern, Gerd Müller, com quem partilha o recorde de sete prémios consecutivos de melhor marcador da Bundesliga.
"Para mim é sentimental, é como um regresso ao país onde passei muitos anos, onde vivi, onde também joguei", disse Lewandowski à estação de televisão polaca TVN, acrescentando que regressaria à Alemanha "com um sorriso na cara".
Mas a Polónia não tem um caminho fácil para o Campeonato da Europa, torneio para o qual se qualificou através do play-off, onde precisou de penáltis para vencer o País de Gales.
A Polónia vem também de um período de instabilidade interna, com cinco treinadores nos últimos três anos, um dos quais Fernando Santos - que tinha levado Portugal à vitória no Euro-2016 - demitido em setembro passado, na sequência do mau arranque da Polónia na fase de qualificação.
"Paz de espírito"
Michal Probierz, no cargo desde então, está otimista quanto às hipóteses da Polónia.
"Não queremos apenas ir ao torneio. Queremos fazer um torneio muito bom, passar o grupo e lutar", afirmou o selecionador.
Os os vermelhos e brancos encontram-se num difícil Grupo D, onde irão defrontar os Países Baixos a 16 de junho, a Áustria a 21 de junho e a França a 25 de junho.
Será a quinta participação consecutiva da Polónia no Campeonato da Europa, sendo que o seu melhor desempenho remonta a 2016, quando atingiu os quartos de final.
Lewandowski, o melhor marcador de sempre da Polónia, com 82 golos em 148 jogos, participou nas últimas três edições, marcando quatro golos em 11 jogos.
O avançado espera que este Euro-2024 seja diferente.
"Mudei um pouco a minha abordagem a estes grandes torneios, porque estou ciente das grandes expectativas e da pressão que existirá", disse Lewandowski, que destacou a "energia positiva" da equipa.
"Posso dizer claramente que há um bom ambiente, há química, parecemos estar conscientes daquilo para que nos estamos a preparar e do grande torneio que nos espera. Pessoalmente, encontrei paz de espírito, porque vejo que funciona bem, o treino é muito bom", acrescentou.