Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: O sonho da qualificação não acaba no apuramento

Haaland ainda pode ter mais uma oportunidade
Haaland ainda pode ter mais uma oportunidadeAFP
Três equipas ainda vão ter oportunidade de agarrar o bilhete para o Campeonato da Europa de 2024. Play-off da Liga das Nações pode servir de boia de salvação, mas não evita algumas surpresas.

Longe vão os tempos de 1960 em que só quatro seleções se apuravam para o Campeonato da Europa após um sistema de eliminatórias a duas mãos, ou de 1972 em que depois de vencerem o grupo, as seleções ainda tinham de passar por um play-off antes de assegurarem a presença na prova continental.

Em 1980 já era suficiente vencer o grupo, em 1996 já se abriu espaço para os segundos classificados (seis avançam diretamente, os dois com pior registo disputavam um play-off), sendo que em 2016 até o melhor terceiro teve vaga para disputar a prova continental.

Chegados a 2023, o apuramento para o Europeu parece mais difícil de falhar do que não garantir a presença. Na Alemanha vão estar presentes 24 equipas, sendo que uma delas é a Alemanha, cuja vaga está garantida por ser a anfitriã. Das 23 restantes, 20 vão sair dos grupos de qualificação (os primeiros e segundos classificados), sendo que as últimas 23 vagas surgem por via de um play-off da Liga das Nações.

Mais recente prova de seleções criada pela UEFA (nasceu em 2019), passou a ganhar importância ao ter implicações no apuramento para os grandes torneios. Neste momento, para algumas seleções falhar o apuramento no grupo não significa o adeus definitivo.

Vamos então perceber qual será a última hipótese para algumas seleções

Qual é o formato do play-offs?

Vão entrar 12 equipas que serão divididas em três mini-torneios, com meias-finais e finais. O conjunto com melhor ranking vai defrontar o com pior, enquanto os outros dois medem forças na segunda semifinal. 

O rankings da Liga das Nações
O rankings da Liga das NaçõesUEFA

As seleções serão designadas pelos seguintes critérios: as divisões A, B e C têm direito a quatro lugares cada; os vencedores dos grupos da Liga das Nações têm entrada assegurada; caso estejam qualificados, avança a melhor equipa no ranking da Liga das Nações que não se tenha apurado diretamente na mesma divisão; se uma das divisões tiver menos do que 4 equipas para disputar o play-off, o lugar é atribuído ao melhor dos vencedores da divisão D, sendo que as outras vagas serão atribuídas à equipa seguinte melhor classificada no ranking.

Se existirem mais do que quatro equipas pertencentes a uma divisão, vai haver um sorteio para definir as quatro que participam no mini-torneio referente a essa divisão. As outras avançam para o mini-torneio da divisão acima (a excecão aqui são os vencedores dos grupos que disputam obrigatoriamente o torneio da divisão em que se encontram).

O sorteio vai acontecer a 23 de novembro de 2023. Os jogos vão acontecer entre 21 de março (meias-finais) e 26 de março de 2024 (final).

As equipas apuradas

Para já só existem três seleções que já sabem que vão disputar este caminho. A Bósnia, Finlândia (ambas da divisão B) e Geórgia (divisão C) vão marcar presença nos play-offs, uma vez que não têm hipóteses matemáticas de se apurarem pelos grupos. No caso dos georgianos é certo que vão ficar no mini-torneio da sua divisão, uma vez que foram a melhor equipa em termos de ranking.

Kvaratskhelia vai liderar a Geórgia nos play-offs
Kvaratskhelia vai liderar a Geórgia nos play-offsAFP

Na Divisão A, por exemplo, das 16 seleções que participaram, só a Croácia, Itália e Polónia é que não estão em lugar de apuramento neste momento. Significa isto que a Estónia, a melhor equipa da Divisão D, poderá também ainda sonhar com o apuramento (porque não existem quatro equipas para formar o mini-torneio), mas irá sempre entrar no play-off da divisão com as equipas teoricamente mais fortes.

Nem todos têm salvamento

Apesar desta hipótese ainda existem algumas seleções que nem assim vão conseguir encontrar o consolo de um bilhete para a Alemanha em 2024. Conjuntos como a Noruega (com Haaland ou Odegaard) e a Suécia (com Gyökeres) muito dificilmente vão disputar o play-off da Liga das Nações.

Ambas disputaram a divisão B.

Os noruegueses no segundo lugar do Grupo B4 (tiveram o oitavo melhor registo), os suecos (14.º registo de entre 16) foram despromovidos no mesmo agrupamento.

Pese embora o facto de existir a possibilidade de seis equipas desta divisão em zona de apuramento neste momento, os noruegueses, por exemplo, precisavam que a Ucrânia superasse a Itália, que a Sérvia carimbasse o apuramento e que Israel também seguisse em frente. Se dois destes três cenários se confirmarem, então a Noruega poderá disputar o play-off.

O caso sueco é mais complicado, já que tem à frente conjuntos como a República da Irlanda e Montenegro, que muito dificilmente se irão apurar.

Suécia com caso muito complicado
Suécia com caso muito complicadoAFP