Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Olivier Giroud, recordista de golos, sai anónimo da Alemanha

Olivier Giroud no banco da França na terça-feira
Olivier Giroud no banco da França na terça-feiraReuters
A carreira internacional do melhor marcador da França, Olivier Giroud (37 anos), terminou silenciosamente na terça-feira, depois de uma aparição tardia na derrota por 2-1 nas meias-finais do Campeonato da Europa contra a Espanha.

Giroud jogou 137 vezes pelos Bleus e marcou 57 golos, mais do que qualquer outro jogador da França.

No entanto, as esperanças de um último suspiro na Alemanha foram reduzidas, ao ser relegado para o banco de suplentes, com 56 minutos de jogo em quatro substituições e duas tentativas de golo.

Giroud anunciou a sua retirada do futebol internacional antes do Euro-2024, uma vez que assegurou a transferência para o Los Angeles FC depois de terminar a época passada no AC Milan.

"Ele teve muitos momentos bons, mas também alguns mais difíceis", disse o treinador Didier Deschamps.

"É um exemplo de longevidade, seriedade e profissionalismo. Apesar de ter tido menos tempo de jogo neste Euro, esteve em pleno com o plantel. É um dos líderes. Quero dizer muito bem e obrigado", acrescentou.

Giroud fez a sua primeira internacionalização em 2011, contra os Estados Unidos, quando Laurent Blanc era treinador, e fez parte da equipa francesa vencedora do Campeonato do Mundo de 2018. Jogou também na final do Catar, em 2022, e esteve também do lado dos derrotados na final do Euro-2016, contra Portugal.

Ironicamente, o sucesso no Campeonato do Mundo de 2018 aconteceu quando Giroud liderou o ataque da França, mas não conseguiu marcar no torneio na Rússia. No Catar, quatro anos mais tarde, marcou quatro golos, quando os franceses chegaram à final, e perderam para a Argentina nos penáltis.

Quando anunciou a sua retirada da seleção, Giroud disse que ainda tinha dois bons anos de carreira, mas que estava a começar a sentir a idade.

"Pensei bem no assunto. Jogar de três em três dias é cada vez mais difícil, especialmente a este nível", assumiu.