Euro-2024: Os candidatos a bater penáltis nos Países Baixos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Os candidatos a bater penáltis nos Países Baixos

Memphis Depay celebra o golo inaugural contra o Canadá
Memphis Depay celebra o golo inaugural contra o CanadáProfimedia
Os pontapés de penalti são apenas uma pequena parte do futebol, mas em fases finais de torneios, têm-se revelado cruciais com demasiada frequência. O que se pode esperar este verão, quando os neerlandeses forem autorizados a bater um remate da marca de 11 metros ou mesmo a disputar uma série de grandes penalidades?

Não existe uma base de dados completa de todos os penáltis cobrados em séries de desempates, mas o Flashscore reuniu todos os números de penáltis em tempo de jogo normal. Há nada menos do que oito Laranja Mecânica que nunca falharam um penálti na carreira, mas como sete deles cobraram um máximo de três, isso não significa muito na maioria dos casos. No caso de Steven Bergwijn, porém, é digno de nota, pois ele já teve 10 castigos máximos.

Confira a lista:

Steven Bergwijn - 10/10 (100%)

Denzel Dumfries - 3/3 (100%)

Tijjani Reijnders - 1/1 (100%)

Frenkie de Jong - 1/1 (100%)

Lutsharel Geertruida - 1/1 (100%)

Daley Blind - 1/1 (100%)

Virgil van Dijk - 1/1 (100%)

Nathan Aké - 1/1 (100%)

Teun Koopmeiners - 40/33 (83%)

Cody Gakpo - 5/4 (80%)

Memphis Depay - 43/32 (76%)

Xavi Simons - 4/3 (75%)

Brian Brobbey - 6/4 (67%)

Georginio Wijnaldum - 11/7 (64%)

Wout Weghorst - 30/18 (60%)

Donyell Malen - 5/3 (60%)

Joey Veerman - 7/4 (57%)

Matthijs de Ligt, Micky van de Ven, Stefan de Vrij, Jeremie Frimpong, Jerdy Schouten e Ryan Gravenberch nunca bateram umpenálti

Memphis

A equipa holandesa beneficiou de 128 penáltis durante o tempo regulamentar e falhou 23 deles. Cerca de 82% dos penáltis foram assim cobrados. Em 2017, o então capitão Arjen Robben despediu-se da seleção neerlandesa com dois golos, um dos quais de grande penalidade, na vitória por 2-0 sobre a Suécia. Desde então, Memphis Depay foi responsável por todos os penáltis da Laranja Mecânica, exceto os dois últimos.

Memphis marcou 10 em jogos internacionais na sua carreira e é o recordista nesse aspeto, acima do treinador nacional Ronald Koeman com oito. No entanto, o avançado, que deverá deixar o Atlético de Madrid a custo zero este verão, também falhou quatro penáltis com a camisola da Laranja Mecânica e é também o líder da lista nesse aspeto. Memphis é também o único jogador do atual plantel que marcou uma grande penalidade numa fase final de um competição. Isso aconteceu no último Campeonato Europeu, quando os Países Baixos enfrentaram a Áustria.

O penálti mais recente da Laranja foi cobrado pelo capitão Virgil van Dijk, que assim atirou a sua equipa para uma importante vitória num jogo de qualificação contra a Grécia (0-1) em outubro passado. No início do jogo, os Países Baixos tiveram a oportunidade de assumir a liderança através de uma grande penalidade, mas Wout Weghorst não conseguiu aproveitar a oportunidade.

No mês anterior, o colega de equipa de Van Dijk no Liverpool, Cody Gakpo, também aproveitou uma grande penalidade a favor dos Países Baixos. Além disso, os jogadores da atual seleção nunca foram autorizados a bater um penalti pela equipa nacional.

No entanto, quem também não é um bom exemplo de alguém que pode aproveitar as oportunidades da marca do penálti é Teun Koopmeiners, um elo fundamental para a boa campanha da Atalanta na Liga Europa. Com 33 convertidos em 40 tentativas, ele marca bem acima da média, embora a percentagem média com a seleção neerlandesa já seja muito alta.

Desempates

Nas duas últimas vezes em que os Países Baixos enfrentaram um desempate por penáltis, o adversário era a Argentina, o que levou à eliminação. Nos quartos de final do Campeonato do Mundo do Catar, o jogo contra a Argentina, que viria a ser a vencedora, terminou nos penáltis após 120 minutos. Andries Noppert estava na baliza na altura, mas não conseguiu defender um penálti. Enzo Fernández rematou para fora, mas como o guarda-redes argentino Emiliano Martínez conseguiu parar as tentativas de Van Dijk e Steven Berghuis, avançou com o seu país para as meias-finais.

A penúltima série de penáltis dos Países Baixos teve muitas semelhanças. Na meia-final do Mundial-2014, Jasper Cillessen também não conseguiu parar um penálti argentino, enquanto Ron Vlaar e Wesley Sneijder viram suas tentativas paradas pelo ex-guarda-redes do AZ, Sergio Romero.

Há dez anos, os Países Baixos também enfrentou uma decisão por penáltis nos quartos de final e isso não está apenas na memória de muitos neerlandeses. Na altura, o treinador Louis van Gaal surpreendeu amigos e inimigos ao fazer entrar Cillessen, após 120 minutos de jogo, para o lugar de Tim Krul. A aposta confirmou, com o guardião a defender dois remates da Costa Rica, enquanto a Laranja Mecânica conseguiu cobrar todos os penáltis com Robin van Persie, Robben, Sneijder e Dirk Kuyt.

Do plantel do Mundial de 2014, no entanto, apenas Depay, Daley Blind, Stefan de Vrij e Georginio Wijnaldum ainda fazem parte da equipa, mas todos eles não estavam autorizados a bater um penálti na altura. Por isso, não devemos fazer muitas afirmações com base na série acima, mas o facto de a Laranja Mecânica ter sido presenteada com três séries de pontapés de penálti nos últimos três torneios finais mostra que a equipa deve estar sempre preparada para eles.

Conclusão

Assim, Memphis, Gakpo e Van Dijk parecem ser os mais susceptíveis de serem autorizados a bater um penálti, com base no passado recente, mas Koopmeiners também é uma boa opção e, com base nos números, Ronald Koeman também poderia dar uma oportunidade a Bergwijn, se este estiver em campo.