Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Os duelos de pesos-pesados nas meias-finais

Inglaterra venceu a Suíça nos penáltis no sábado
Inglaterra venceu a Suíça nos penáltis no sábadoAFP
Três semanas depois, e a uma semana do fim, o Euro-2024 chegou à fase das meias-finais e prepara-se para dois confrontos de peso, com a França a defrontar a Espanha e a Inglaterra a defrontar os Países Baixos.

Na terça-feira, França e Espanha defrontam-se em Munique no primeiro jogo das meias-finais, que reúne a melhor equipa da competição até ao momento e a melhor seleção europeia em cada um dos dois últimos Mundiais.

A Espanha está nas meias-finais do Campeonato da Europa pela segunda vez consecutiva, depois de ter eliminado de forma dramática a anfitriã Alemanha, na sexta-feira, quando o cabeceamento tardio de Mikel Merino lhes deu uma vitória por 2-1 no prolongamento, em Estugarda.

A equipa de Luis de la Fuente, em curva ascendente desde que venceu a Liga das Nações da UEFA no ano passado, tem sido a equipa mais impressionante nos Euros, mas está agora a preparar-se para um confronto com Kylian Mbappé e companhia.

Ausências de Espanha contra França

A Espanha também é prejudicada pelas ausências de dois dos seus quatro defesas devido a suspensão, com o lateral-direito Dani Carvajal e o defesa-central Robin Le Normand a ficarem de fora do jogo.

"Penso que o futebol é um desporto coletivo, e é verdade que se fosse um contra um seria complicado, mas no final depende de nós", disse o defesa Marc Cucurella este domingo, quando questionado sobre como parar a nova contratação do Real Madrid, Mbappé.

A Espanha também não poderá contar com o médio Pedri, que saiu lesionado contra a Alemanha, mas Dani Olmo merece ser titular, depois de ter saído do banco para marcar um golo e assistir para outro nos quartos de final.

A França leva vantagem em confrontos competitivos com a Espanha, a equipa que derrotou na final da Liga das Nações de 2021 e na final do Euro de 1984.

Os Bleus também venceram a Espanha nos quartos de final do Euro-2000 e nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de 2006, embora a Espanha tenha vencido o último encontro entre as equipas neste torneio, em 2012.

A França chegou à quarta meia-final em cinco grandes torneios, apesar de Mbappé e Antoine Griezmann, os seus dois jogadores mais influentes, estarem a lutar pela melhor forma.

Mbappé, que sofreu uma fratura no nariz, não está em plena forma, mas é o único jogador francês que marcou um golo em cinco jogos.

Foi de grande penalidade contra a Polónia, e os outros dois golos foram marcados por jogadores adversários.

A equipa de Didier Deschamps, campeã do mundo em 2018 e vice-campeã em 2022, venceu Portugal nos penáltis depois de os quartos de final em Hamburgo terem terminado 0-0 no final do prolongamento.

A natureza das suas atuações foi alvo de críticas, mas os jogadores franceses não se incomodam.

"Pessoalmente, não me importo, porque no final do dia estamos nas meias-finais", disse o médio Youssouf Fofana este domingo.

Siga o Espanha-França no Flashscore

Inglaterra luta pela classificação

Inglaterra e Países Baixos enfrentam-se na segunda meia-final em Dortmund, na quarta-feira, depois das duas seleções terem saído vitoriosas dos respetivos jogos dos quartos de final, no sábado.

No centésimo jogo de Gareth Southgate no comando da equipa, a Inglaterra, vice-campeã do Euro-2020, esteve em desvantagem contra a Suíça, antes de recuperar para empatar 1-1 e depois triunfar nos penáltis.

Os ingleses chegaram às meias-finais, apesar de não terem vencido nenhum dos seus últimos quatro jogos em 90 minutos - esses jogos foram contra a Dinamarca, a Eslovénia, a Eslováquia e os suíços, nenhum dos quais está classificado acima do 19.º lugar no ranking mundial.

"É preciso mostrar outras qualidades para vencer nos torneios e estes jogadores estão a mostrar qualidades inacreditáveis de caráter, resiliência - não se trata apenas de jogar bem", respondeu Southgate às críticas sobre as exibições da sua equipa.

Os neerlandeses ficaram em terceiro lugar no seu grupo, mas eliminaram a Roménia nos oitavos de final, antes de lutarem para derrotar a Turquia por 2-1 em Berlim, no sábado.

O defesa Stefan de Vrij empatou o jogo antes do autogolo de Mert Muldur decidir a partida.

Os Países Baixos, que venceram o último Campeonato Europeu de Futebol realizado na Alemanha em 1988, vão disputar a primeira meia-final do torneio desde 2004.

"Penso que para toda a nação é algo especial, somos uma nação pequena e estamos nas meias-finais com a Inglaterra, França e Espanha, e estamos muito orgulhosos", disse o treinador Ronald Koeman.

As equipas têm uma vitória cada uma em encontros anteriores no Euro, enquanto os neerlandeses venceram o seu último encontro, por 3-1, nas meias-finais da Liga das Nações de 2019.

Siga o Países Baixos-Inglaterra no Flashscore