Euro-2024: Os grandes duelos do França-Portugal, de Mbappé-Pepe a Saliba-Ronaldo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Os grandes duelos do França-Portugal, de Mbappé-Pepe a Saliba-Ronaldo

Saliba e Mbappé após a qualificação francesa
Saliba e Mbappé após a qualificação francesaAFP
De Kylian Mbappé face ao experiente Pepe ao novo duelo de William Saliba com um grande avançado, Cristiano Ronaldo, os quartos de final entre França e Portugal prometem grandes duelos, esta sexta-feira (20:00), em Hamburgo, para o Euro-2024.

Mbappé mascarado contra um astuto Pepe

O avançado dos bleus, que não está no auge das suas capacidades, vai defrontar o jogador mais velho da história da competição, de 41 anos. Képler Lavera Lima Ferreira, conhecido como Pepe, também não está no auge da sua forma, e o deslize perante o esloveno Benjamin Sesko no final do prolongamento poderia ter custado caro a Portugal nos oitavos de final (0-0, 3-0 nos penáltis).

Mas o jogador o antigo jogador do FC Porto (agora agente livre) continua a ser sólido nos duelos e tem o poder de contrariar Mbappé, que também é prejudicado pela sua máscara e diminuído pelo nariz partido.

"Todos nós minimizamos o traumatismo" dessa fratura, diz o treinador-adjunto dos Bleus, Guy Stéphan, embora "isso não explique tudo" sobre a má forma de Mbappé.

O capitão, que só marcou de grande penalidade contra a Polónia (1-1) e provocou um autogolo contra a Áustria (1-0), anda à procura de um golo "a sério".

Cristiano Ronaldo, um novo cliente para Saliba

William Saliba, que impressionou desde o início do torneio - o primeiro como titular - terá agora de lidar com outro veterano, Cristiano Ronaldo. "Quando se é defesa, quer-se jogar contra os melhores avançados", disse o jogador do Arsenal, que "enfrentou" o poderoso Romelu Lukaku na ronda anterior, contra a Bélgica (1-0).

"Todos nós conhecemoso CR7 e tudo o que ele quer é marcar golos", apontou o guarda-redes suplente Brice Samba. "Ele não tem mais nada a provar no futebol depois de tudo o que fez. Teremos de ser sólidos para o contrariar".

A defesa francesa tem estado em grande forma desde o início do Euro, concedendo apenas um golo de penálti a outra lenda, Robert Lewandowski.

Saliba não está sozinho na sua tarefa, ajudado por Dayot Upamecano. "É fácil quando se tem um jogador muito forte aolado", disse o gunner.

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

Griezmann tem de parar a rotação de Vitinha

No meio-campo, Antoine Griezmann terá de travar Vitinha, uma das forças motrizes do jogo de Portugal, o criador que mais passes fez para a Seleção (196) neste Euro, de acordo com as estatísticas da UEFA.

"Vitinha é um excelente jogador e vejo no PSG. Tem um grande volume de jogo, é capaz de eliminar, de fazer bons passes, de criar perigo e também de recuperar bolas", afirmou Guy Stéphan.

Atirado para diferentes posições desde o início do torneio, Grizi não tem o brilho pelo qual era conhecido nos grandes torneios, mas Stéphan defende-o e recusa-se a "questionar" um jogador com 133 jogos (44 golos). "Antoine é um jogador coletivo, muito subtil no jogo, um jogador que faz o último passe e é também extremamente generoso com os esforços".

Ataque francês contra Diogo Costa

Os Bleus ainda não marcaram um golo propriamente dito em jogo aberto, já que o belga Jan Vertonghen desviou o remate de Randal Kolo Muani a poucos minutos do fim, nos oitavos de final..

As perguntas sobre a ineficácia do ataque surgem em todas as conferências de imprensa. "Não nos vamos esconder, temos um défice. Talvez precisemos de rematar com menos força, talvez precisemos de nos concentrar mais em manter a bola no alvo", questionou Stéphan.

Nos treinos, os exercícios de ataque nem sempre são convincentes, e os guarda-redes suplentes também são muito bons. "A culpa vai ser nossa", brincou Alphonse Areola.

No entanto, estes avançados pouco inspirados vão tre de enfrentar um guarda-redes cheio de confiança, Diogo Costa. No final do prolongamento (contra a Eslovénia), defendeu o um para um com Sesko e, no desempate por penáltis, defendeu três pontapés seguidos. 

Siga o Portugal-França no Flashscore