Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Os sete países que ganharam o Euro de futebol e basquetebol

David Olivares
Seleção espanhola de futebol festeja a vitória no Euro-2012
Seleção espanhola de futebol festeja a vitória no Euro-2012AFP
Apenas a Espanha, a Itália, a Grécia, a França, a Alemanha e a antiga União Soviética e Checoslováquia conseguiram conquistar a dobradinha Eurocup-Eurobasket nos dois desportos coletivos mais importantes da atualidade.

Espanha

A seleção espanhola de futebol venceu três vezes o Campeonato da Europa, um recorde absoluto partilhado com a Alemanha. Em 1964, no Bernabéu, venceu a URSS na final por 2-1, com um golo de Chus Pereda e o mítico golo de Marcelino. Amancio Amaro e Luis Suárez também faziam parte dessa equipa.

O Euro-2008 é um dos mais memoráveis para várias gerações de espanhóis, que nunca tinham visto a sua seleção nacional ganhar um título. O triunfo no estádio Ernst Happel, em Viena, marcou o início da era de ouro do futebol espanhol. Os quartos de final contra a Itália, quebrando a maldição dessa ronda e a maldição dos penáltis, com Casillas a defender o penálti de Di Natale e Cesc a marcar o penálti decisivo, a exibição contra a Rússia e o golo de Torres na final, contra a Alemanha, ficarão para sempre na memória.

No Euro-2012, a Espanha chegou como atual campeã do Mundo (com Casillas, Ramos, Xabi Alonso Xavi, Iniesta e Villa, que não esteve na Polónia e na Ucrânia) e campeã da Europa. Depois de eliminarem a França e Portugal nos oitavos de final, apresentaram um excelente futebol na final em Kiev. Venceram a Itália por 4-0, com golos de David Silva, Jordi Alba, Fernando Torres e Juan Mata.

No basquetebol, a Espanha ganhou quatro vezes o Eurobasket, um recorde só ultrapassado pela extinta União Soviética e pela Jugoslávia. Todos os quatro títulos tiveram a marca de Sergio Scariolo. O primeiro foi na Polónia, em 2009, derrotando a Sérvia na final. Dois anos depois, a Família conquistou o título na Lituânia, derrotando a França na decisão.

Rudy Fernández levanta o troféu que certifica a Espanha como campeã do Eurobasket 2022
Rudy Fernández levanta o troféu que certifica a Espanha como campeã do Eurobasket 2022AFP

Mas talvez o título mais memorável seja o de 2015. E não só por causa da final contra a Lituânia, mas também pela exibição de Pau Gasol, que marcou 40 pontos nas meias-finais contra a França, derrotando os vizinhos em casa, em Lille. A geração dos irmãos Gasol, Juan Carlos Navarro, José Manuel Calderón, Sergio Rodríguez, Rudy Fernández e Felipe Reyes marcou uma era.

No entanto, a vitória mais surpreendente foi a última. O Eurobasket mais inesperado foi o conquistado em Berlim, em 2022, com uma equipa em renovação, liderada por Willy e Juancho Hernangómez e Lorenzo Brown. A final contra a França, outra enorme exibição.

Itália

A Azzurra sagrou-se campeã europeia de futebol pela primeira vez, no torneio que organizou em 1968, vencendo a Jugoslávia por 2-0 na final. A equipa contava com Dino Zoff na baliza e com jogadores como Gigi Riva e Pietro Anastasi, que marcou no jogo decisivo, Giacinto Facchetti e Sandro Mazzola.

A Itália voltaria a conquistar o título no Euro-2020, realizado em 2021 devido à pandemia. A equipa de Mancini derrotou a Áustria, a Bélgica e a Espanha (nos penáltis) para chegar à final, onde defrontou a Inglaterra em Wembley. Leo Bonucci empatou, após o golo de Shaw, e Gigi Donnarumma foi o herói no desempate por grandes penalidades. Essa equipa ficará para a história com Giorgio Chiellini, Jorginho, Fede Chiesa, Immobile e Insigne.

Chiellini e Bonucci festejam a vitória da Itália no Euro 2020 com os seus colegas de equipa.
Chiellini e Bonucci festejam a vitória da Itália no Euro 2020 com os seus colegas de equipa.AFP

No basquetebol, a Itália ganhou duas vezes o Eurobasket. Em ambas as ocasiões, derrotou a Espanha na final, em torneios realizados em França. Em 1983, com Dino Meneghin, Renato Villalta ou Roberto Brunamonti, e em 1999, com Carlton Myers, Andrea Meneghin, Gregor Fucka ou Gianluca Basile.

Grécia

A vitória da Grécia no Euro-2004 é um dos maiores feitos da história do desporto. As vitórias apertadas nos quartos de final contra a França (golo de Charisteas) e nas meias-finais contra a República Checa (golo de Dellas) conduziram a uma final contra o anfitrião Portugal. Charisteas silenciou o Estádio da Luz aos 57 minutos e os gregos desencadearam a loucura no seu país.

No basquetebol, a Grécia venceu o Eurobasket por duas vezes. Em 1987, em casa, derrotando a União Soviética na final, com um enorme Nikos Gallis, acompanhado por Yannakis e Fasoulas. E em 2005, na Sérvia e Montenegro. A equipa liderada por Theo Papaloukas e Dimitris Diamantidis derrotou claramente a Alemanha na final.

França

A França venceu o Campeonato da Europa por duas vezes. A primeira foi em 1984, com um golo de livre de Platini que Arconada não conseguiu defender, no Parque dos Príncipes. A França venceu a Espanha por 2-0 com outro golo de Bellone.

Na edição de 2000, realizada na Bélgica e nos Países Baixos, a equipa francesa sagrou-se campeã do mundo. Com uma equipa de qualidade liderada por Zinedine Zidane e Thierry Henry, eliminou a Espanha nos quartos de final e Portugal nas meias-finais. Na final contra a Itália, Wiltord empatou o golo de Delvecchio aos 94 minutos e, no prolongamento, David Trezeguet garantiu uma reviravolta épica.

Os jogadores franceses festejam a vitória no Euro-2000
Os jogadores franceses festejam a vitória no Euro-2000AFP

No basquetebol, apesar do extraordinário nível da sua seleção nacional, a França só venceu o Eurobasket uma vez. Foi em 2013, na Eslovénia, e venceu a Lituânia na final. O seu franchise player, Tony Parker, foi o MVP. Estava muito bem acompanhado por Nicolas Batum e Boris Diaw.

França, depois de vencer o Eurobasket 2015
França, depois de vencer o Eurobasket 2015AFP

Alemanha

A Alemanha ganhou o Campeonato Europeu de Futebol por três vezes. Duas delas como FRG. A primeira foi na Bélgica, em 1972, quando derrotou a União Soviética por 3-0 no jogo decisivo, com dois golos de Gerd Müller e um de Hacki Wimmer.

A segunda, em Itália-1980, derrotando a Bélgica na final com dois golos de Hrubesch, numa equipa que incluía também Bernd Schuster e Karl-Heinz Rummenigge.

Como país unificado, a Alemanha venceu o Euro-1996, em Inglaterra, depois de eliminar os anfitriões nas meias-finais, nos penáltis. Na final, derrotou a surpreendente República Checa, com Oliver Bierhoff a marcar um golo de ouro e dois bis. Uma grande equipa que incluía Matthias Sammer, Jürgen Klinsmann e Andreas Möller.

Bierhoff, contra a República Checa no Euro-1996, em Inglaterra
Bierhoff, contra a República Checa no Euro-1996, em InglaterraAFP

No basquetebol, o único título de campeão europeu conquistado pela seleção alemã foi no Eurobasket de 1993, com uma vitória angustiante na final contra a Rússia. Essa equipa era liderada pelo falecido Chris Welp, MVP do torneio e herói em todos os play-offs.

União Soviética

A URSS venceu o primeiro Campeonato da Europa de sempre, realizado em França em 1960. Com o lendário Lev Yashin na baliza, Metreveli e Ponedelnik marcaram os golos da vitória por 2-1 sobre a Jugoslávia na final.

No basquetebol, a extinta União Soviética conquistou o título 14 vezes, tornando-se os dominadores absolutos da modalidade a nível continental entre 1957 e 1971, quando venceram oito campeonatos consecutivos.

Checoslováquia

O Campeonato da Europa de 1976, disputado na Jugoslávia, foi ganho pela Checoslováquia nos penáltis contra a República Federal da Alemanha, após um empate 2-2 no tempo regulamentar, com golos de Svehlik e Dobias. O pénalti de Antonín Panenka, batido com suavidade para o centro da baliza, ficou para a história por ter dado o título à equipa da Europa Central. A equipa incluía jogadores de qualidade como Zdenek Nehoda, Jaroslav Pollák e o guarda-redes Ivo Viktor.

No basquetebol, a Checoslováquia venceu a Itália por 34-32 na final do Campeonato da Europa de 1946, na Suíça. Um resultado que não tem qualquer semelhança com os de hoje.