Euro-2024: Outra vez a França no caminho português, agora nos quartos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Outra vez a França no caminho português, agora nos quartos

Diogo Costa foi herói no último encontro de Portugal no Euro-2024
Diogo Costa foi herói no último encontro de Portugal no Euro-2024AFP
A seleção portuguesa volta a encontrar a França na fase final de um Europeu, desta vez nos quartos de final do Euro-2024, na Alemanha, um adversário sempre complicado, mas que tem lugar eterno na história do futebol luso.

Acompanhe as incidências da partida

Portugal pode até ter um registo negativo com os gauleses em Campeonatos da Europa, mas foi em Paris, no Euro-2016, que escreveu a sua página mais importante, quando conquistou a competição, precisamente perante a formação francesa (1-0 após prolongamento), que chegou à sua final, em Saint Denis, com o estatuto de clara favorita.

Depois disso, Portugal e França voltaram a cruzar-se, no Euro-2020, disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19, com um empate a acontecer (2-2) ainda durante a fase de grupos, em Budapeste.

Ao todo, em fases finais de Europeus, as duas nações mediram forças por quatro vezes, as duas últimas de forma consecutiva, com os gauleses, antes disso, a terem sucesso no Euro-1984 (3-2 após prolongamento) e no Euro-2000 (2-1 após prolongamento), ambos em jogos das meias-finais.

Os últimos duelos entre Portugal e França
Os últimos duelos entre Portugal e FrançaFlashcore

O próximo confronto será na sexta-feira, em Hamburgo, nos quartos do Euro-2024, depois dos triunfos de Portugal face à Eslovénia (0-0, 3-0 nas grandes penalidades) e da França frente à Bélgica (1-0), nos oitavos.

Em 10 de julho de 2016, em pleno Stade de France, em Saint-Denis, um golo do suplente Éder, do meio da rua, aos 109 minutos, valeu à formação das quinas o maior título da sua história, graças a um triunfo por 1-0, após prolongamento, numa partida em que Portugal perdeu Cristiano Ronaldo cedo na partida, devido a lesão.

O reencontro aconteceu cinco anos depois, na Hungria, num duelo Ronaldo-Benzema, com o capitão da seleção nacional a bisar de penálti e o avançado gaulês a marcar dois também.

As duas equipas seguiram para os oitavos de final, mas acabaram ambas eliminadas nessa fase.

A história de duelos começou em 23 de junho de 1984, em Marselha, com a França a adiantar-se aos 25 minutos, por Jean-François Domergue, mas o estreante Portugal a dar a volta ao resultado, com um bis de Jordão, assistido por Chalana, aos 74 e 98 minutos.

A formação das quinas foi conseguindo segurar a vantagem no prolongamento, mas, na parte final, Domergue bisou, aos 115 minutos, e, já aos 119, Michel Platini, que faturou em todos os jogos do Euro-84 (nove golos), selou o 3-2 final.

Dezasseis anos depois, em 2000, as duas equipas voltaram a encontrar-se numa meia-final de um Europeu, desta vez em solo neutro, em Bruxelas.

Em 28 de junho de 2000, Portugal marcou primeiro, logo aos 19 minutos, por Nuno Gomes, que apontou então o seu quarto golo na prova, mas, no início da segunda parte, aos 51, os campeões mundiais em título empataram, por Thierry Henry.

O encontro foi para prolongamento e, como em 1984, só se decidiu muito perto do fim, desta vez com um penálti de Zinédine Zidane, aos 117, depois de uma polémica mão de Abel Xavier. Então vigorava o golo de ouro, pelo que o jogo acabou ali.

Como 16 anos antes, os franceses viriam a sagrar-se campeões da Europa.

O Portugal-França está agendado para sexta-feira, em Hamburgo, no Volksparkstadion, e tem início marcado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa).

Siga o Euro-2024 no Flashscore