Euro-2024: Países Baixos preparam viagem para a Alemanha com goleada sobre a Islândia (4-0)
Recorde as principais incidências do encontro
De acordo com o selecionador nacional Ronald Koeman, os 11 titulares contra a Islândia não são necessariamente os titulares no jogo contra a Polónia. Além disso, Teun Koopmeiners saiu lesionado durante o aquecimento e foi substituído no último minuto por Jerdy Schouten.
"Acho que ainda há uma ou duas posições que ainda não estão claras. Mas a equipa é, em grande parte, esta, isso é claro", disse o selecionador nacional à NOS. Xavi Simons começou na direita e marcou o primeiro golo da noite. O jogador do RB Leipzig, de 21 anos, rematou a passe de Denzel Dumfries.
A primeira grande chance da partida, aos 15 minutos de jogo, foi de Memphis Depay, que mandou a bola para o canto superior direito, mas Hakon Rafn Valdimarsson conseguiu a defesa. O golo foi seguido de muitos momentos de perigo, com Depay ou Cody Gakpo muitas vezes nas imediações de dilatar a vantagem. Ainda assim, o ritmo era demasiado lento para prejudicar seriamente a Islândia.
Depois do intervalo, o 2-0 não tardou a chegar. Um pontapé de canto chegou à cabeça de Nathan Aké para o capitão Van Dijk, que marcou pelo segundo jogo internacional consecutivo. Poucos dias antes, contra o Canadá, o defesa do Liverpool tinha feito o 4-0. Quinze minutos depois do golo, Aké foi para a lateral e Micky van de Ven, jogador dos Spurs, ocupou o seu lugar. Schouten foi substituído por Georginio Wijnaldum.
O jogo dos Países Baixos não melhorou, também porque a equipa de Koeman não entrou a todo o vapor - os neerlandeses estavam claramente empenhados em terminar o jogo sem lesões. Os visitantes tiveram mais espaço e Stefan Teitur Thordarson, médio do Silkeborg, acertou no poste esquerdo a 20 minutos do fim e, pouco depois, Sverrir Ingi Ingason cabeceou para fora.
Os neerlandeses acordaram e, com a ajuda dos suplentes Malen e Jeremie Frimpong, a equipa permitiu que o público regressasse a casa com uma boa sensação. O primeiro mostrou a sua qualidade e boa forma ao finalizar com precisão. Perto do fim, a Laranja Mecânica sentenciou o marcador por Weghorst, após um passe de Malen.