Euro-2024: Países Baixos tem bons resultados contra França nas fases finais
Os Países Baixos abriram a sua campanha no Euro-2024 com uma vitória por 2-1 sobre a Polónia, mas teve de ser feita da forma mais difícil. O suplente Wout Weghorst garantiu a vitória com o seu primeiro contacto com a bola. O jogo terá dado muito que pensar ao selecionador Ronald Koeman, apesar de os neerlandeses terem vencido cada um dos últimos quatro jogos da fase de grupos do Campeonato da Europa e sete dos últimos oito jogos internacionais no total.
Enquanto Koeman pondera se Weghorst merece um papel mais proeminente contra a França, terá de fazer algo especial. Afinal, a Laranja Mecânica venceu apenas uma das últimas oito partidas entre as duas seleções e perdeu as outras sete. Duas dessas derrotas foram na fase de qualificação para este Campeonato da Europa, pelo que sabem exatamente o que esperar contra os bicampeões europeus.
Adversário
Depois de a França ter derrotado a Áustria por 1-0 na segunda-feira à noite, uma vitória neste jogo poderá colocá-la na liderança do grupo, enquanto uma terceira vitória consecutiva sem sofrer golos é um bom presságio para os homens do selecionador nacional Didier Deschamps. Mas os franceses não escaparam ilesos: o capitão Kylian Mbappé sofreu uma fratura no nariz após um choque aéreo e, para piorar a situação, recebeu um cartão amarelo por perda de tempo.
Enquanto Mbappé continua à espera do seu primeiro golo no Campeonato da Europa, "Les Bleus" procuram prolongar a sua série, na qual não perdem um jogo na fase final em 90 minutos desde 2012. No entanto, a França nunca derrotou a Laranja Mecânica sem precisar de prolongamento e penáltis no Campeonato da Europa. Deschamps foi o capitão da equipa que venceu após uma série de grandes penalidades no primeiro destes três jogos, que teve lugar no Euro-1996 em Inglaterra.
Jogadores a ter em conta
O golo de Cody Gakpo para os Países Baixos contra a Polónia foi o seu quarto golo como titular em jogos da fase de grupos nas fases finais. Três dos seus últimos seis golos pelo clube e pela seleção foram marcados na primeira meia hora. Antoine Griezmann abriu o marcador no segundo minuto da vitória da França sobre a Laranja Mecânica por 4-0 em março de 2023, mas os seus últimos seis golos com a camisola do clube caíram justamente entre os minutos 25 e 55.
Estatística: cada um dos últimos cinco jogos entre estas duas seleções teve golos nas duas partes.