Euro-2024: Passaporte para os oitavos está ao alcance de qualquer um no Grupo E
Ucrânia - Bélgica (17:00)
Pela primeira vez na história do campeonato, as equipas do mesmo grupo estão empatadas com três pontos antes do último jogo. A Ucrânia encontra-se na pior posição de partida, pois é a única equipa com um resultado negativo e terminaria em último lugar se todas as equipas estivessem empatadas em pontos.
"Teremos de dar o nosso melhor para vencer uma equipa com tanta qualidade. A Bélgica estava sob pressão depois da derrota na estreia com a Eslováquia, vai estar motivada para ganhar e esperamos que isso conduza a um jogo aberto. Acredito que será o nosso dia, não o da Bélgica", afirmou o avançado Roman Yaremchuk, autor do golo da vitória por 2-1 sobre a Eslováquia.
A Ucrânia vai defrontar a Bélgica pela primeira vez na sua história. Ambas as equipas defendem a sua presença nos quartos de final do último Euro. Os Diabos Vermelhos também voltaram à ação na última ronda, com uma vitória por 2-0 sobre a Roménia. "Os três pontos dão-nos algum conforto, além de que ganhámos depois de um melhor desempenho. Sabemos bem o que estamos a disputar no último jogo", salientou o treinador italiano dos belgas, Domenico Tedesco.
Eslováquia - Roménia (17:00)
Há muitas opções de progressão no Grupo E. É provável que uma terceira equipa passe aos oitavos de final ao lado das duas primeiras da tabela, mesmo que tenham apenas três pontos. O terceiro classificado deverá ultrapassar a Croácia, com dois pontos, do Grupo B, e a Hungria, com três pontos, do Grupo A, que tem um registo significativamente negativo de 2-5.
"Não se pode ir para o jogo a pensar apenas num empate. Se estiver 0-0 no minuto 90+1 e ambas as equipas estiverem satisfeitas com isso, então sim. Mas, caso contrário, não vale a pena fazer contas, temos sempre de querer ganhar", disse o avançado romeno Valentin Mihaila. "Acredito na minha equipa, queremos fazer um bom jogo e reescrever a história", acrescentou o treinador Edward Iordanescu.
Os romenos, que participam pela sexta vez no Euro, procuram a sua segunda passagem à fase a eliminar, depois de o terem conseguido apenas em 2000. Há oito encontros que não perdem para a Eslováquia, que só chegou ao "play-off" em 2016.
"Ficámos de fora no último Euro, apesar de termos ganho o jogo de abertura do grupo nesta edição. Queremos ganhar à Roménia, vamos tentar", afirmou o médio Juraj Kucka. O seu colega de equipa e avançado do Slavia de Praga, Ivan Schranz, é um dos quatro jogadores do torneio com dois golos marcados.