Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Pesadelo da Polónia deixa futuro de Lewandowski em aberto

Robert Lewandowski e os polacos desiludiram em mais um grande torneio.
Robert Lewandowski e os polacos desiludiram em mais um grande torneio.Profimedia
Com Robert Lewandowski a jogar em part-time, a Polónia falhou na fase de grupos do Campeonato da Europa. O futuro da estrela na seleção polaca é incerto.

Na manhã seguinte à sua noite de pesadelo, Robert Lewandowski tinha pelo menos um motivo para festejar. O 11.º aniversário de casamento com a mulher Anna atenuou um pouco a dor da amarga derrota no Campeonato da Europa contra a Áustria (1-3), com o casal feliz a sorrir no Instagram.

Poucas horas antes, o empate sem golos da França contra os Países Baixostinha selado a eliminação da Polónia do Euro-2024 (a primeira equipa) e exacerbado o clima de crise. A derrota e a eliminação também levantaram questões sobre o futuro da estrela polaca Lewandowski.

"Desistir? Ainda não estou a pensar nisso", disse irritado à Deutsche Welle:"Ainda temos mais um jogo". No entanto, o futuro na seleção nacional parece incerto. Será que a derrota foi talvez o seu penúltimo jogo pela equipa branca e vermelha? Ou mesmo o último?

Na terça-feira, mais um torneio para esquecer termina para a Polónia e para o seu ídolo do futebol com o jogo contra a França em Dortmund, que não tem qualquer significado em termos desportivos. "O Euro-2024 é um pesadelo", lamentou a revista desportiva Przeglad Sportowy. A Polónia não conseguiu passar à fase de grupos pela quarta vez na quinta participação no Campeonato da Europa, e a superestrela Lewandowski foi apenas uma figura periférica na sua antiga pátria de adoção, a Alemanha, devido a uma rotura de uma fibra muscular.

O craque Lewandowski esteve ausente na derrota com os Países Baixos (1-2) na estreia e saiu do banco como substituto contra a Áustria, mas não foi eficaz. E isso apesar de estar, como ele mesmo afirmou, "100% pronto". "Não senti nada, nem me passou pela cabeça que tinha de ter cuidado", afirmou o avançado do Barcelona. O treinador Michal Probierz tinha "decidido com a equipa médica e com o próprio Robert Lewandowski que ele não jogaria desde o primeiro minuto" devido ao jogo intenso que se esperava, explicou.

A antiga estrela do Bayern continua com uma história aquém com a camisola da seleção polaca. O historial em seis grandes torneios é preocupante: o avançado só chegou à fase a eliminar duas vezes com a Polónia. Os quartos de final do Euro-2016 e os oitavos de final do Campeonato do Mundo de 2022 foram os maiores sucessos.

No Campeonato do Mundo de 2026, na América do Norte, Lewandowski terá 37 anos, mas os seus colegas Lionel Messi (36) e Cristiano Ronaldo (39) estão a provar que ainda é possível ter desempenhos de topo na casa dos 30 anos. No entanto, a experiente seleção nacional, que é a terceira mais velha do torneio, com uma média de idades de 27,8 anos, precisa de começar a fazer mudanças rapidamente.

Resta saber se com ou sem o melhor avançado polaco de sempre.

Os números de Lewandowski
Os números de LewandowskiFlashscore