Euro-2024: Pickford acredita que a pressão é um privilégio para a seleção inglesa
Pickford tem sido o guarda-redes titular de Gareth Southgate nos últimos três torneios em que a Inglaterra participou.
Perdeu a final do Euro-2020 para a Itália nas grandes penalidades, depois de ter chegado às meias-finais e aos quartos de final dos dois últimos Mundiais.
Agora, as expectativas recaem sobre Southgate e os seus jogadores para que conquistem o troféu com um plantel abençoado com um arsenal de talento ofensivo, que inclui jogadores como Harry Kane e Jude Bellingham.
"Tirando a Rússia (Campeonato do Mundo) em 2018, onde não havia pressão sobre nós para sermos uma equipa de elite, antes de mais é preciso ter pressão", disse Pickford aos jornalistas na sexta-feira.
"É preciso lidar com ela. Para ser um dos favoritos, é preciso saborear essa pressão", atirou o guardião do Everton.
Inglaterra começa o torneio contra a Sérvia em Gelsenkirchen, no domingo, e espera-se que lidere um grupo que também inclui a Dinamarca e a Eslovénia.
Mas Pickford alertou os colegas contra a complacência, especialmente após a surpreendente derrota por 1-0 frente à Islândia no último jogo de preparação da antes da viagem para a Alemanha.
"Esse é o nosso objetivo (ganhar o torneio), mas o mais importante para nós é ganhar o primeiro jogo e passar o grupo", afirmou.
"O objetivo de todos é ganhar o troféu, mas é preciso trabalhar muito para chegar lá. Não se pode olhar muito para a frente. Todos os adeptos ingleses vão estar a torcer por nós. Vão estar a beber uns bons copos, por isso vai ser bom", acrescentou.
Pickford costuma guardar a sua melhor forma para os grandes palcos internacionais, mas chega ao Euro-2024 na sequência de uma época brilhante a nível de clubes.
Apesar de o Everton ter tido dificuldades fora de campo, com o clube a perder oito pontos por violar as regras financeiras, os Toffees mantiveram o seu estatuto na Premier League graças, em grande parte, às defesas de Pickford.
"Trabalho muito fora de campo e dentro de campo faço tudo o que posso", disse o guarda-redes de 30 anos.
"Quero continuar a dar o meu melhor para melhorar. É isso que me motiva. É por isso que este é o meu quarto grande torneio. É por isso que ganhei o prémio de melhor jogador do Everton nas últimas três épocas. Sei o que estou a fazer e sei que ainda estou a melhorar. Espero ser apreciado e espero que este torneio seja um sucesso", concluiu.