Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Polémica saudação ao lobo leva polícia a interromper marcha de adeptos turcos

SID
Saudação ao lobo não foi bem recebida na marcha dos adeptos turcos este sábado, na capital alemã, Berlim
Saudação ao lobo não foi bem recebida na marcha dos adeptos turcos este sábado, na capital alemã, BerlimAFP
Este sábado, a polícia impediu temporariamente os adeptos turcos de desfilarem em Berlim, antes do jogo dos quartos de final do Campeonato da Europa contra os Países Baixos.

Segundo as autoridades, a chamada "saudação ao lobo" foi exibida de forma "maciça".

A polícia "parou a marcha e pediu aos adeptos que se abstivessem de exibir este sinal", escreveu a polícia nas redes sociais X.

"Uma marcha de adeptos não é uma plataforma para mensagens políticas", lembrou.

Antes da marcha dos adeptos deste sábado, a Federação de Polícia (GdP) tinha apelado aos adeptos turcos para que se abstivessem de usar a saudação do lobo antes dos quartos de final da Turquia contra os Países Baixos, no Estádio Olímpico de Berlim, no sábado à noite, com o pontapé de saída às 20:00.

No entanto, os adeptos turcos encorajaram diretamente o uso da controversa saudação, contrariando as instruções das autoridades. O internacional turco Merih Demiral exibiu a chamada saudação do lobo após a sua atuação heróica no jogo dos oitavos de final contra a Áustria, que a Turquia venceu por 2-1, e foi subsequentemente banido por dois jogos pela UEFA.

A saudação do lobo é um sinal de mão e um símbolo da organização turca de extrema-direita e ultra-nacionalista "Lobos Cinzentos". Nem a organização nem a saudação são proibidas na Alemanha, como é o caso da Áustria, por exemplo, onde todos os símbolos, bem como a chamada saudação do lobo, foram proibidos desde 2019.

No entanto, os "Lobos Cinzentos" estão sob observação do Gabinete Federal para a Proteção da Constituição. O gesto também provocou tensões diplomáticas entre a Alemanha e a Turquia, com a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, a convocar o embaixador turco na Alemanha para uma reunião de emergência.

Siga o Países Baixos-Turquia no Flashscore