Euro-2024: Polónia pode vencer sem Lewandowski, garante selecionador Probierz
Acompanhe aqui as incidências do encontro
O matador, que marcou 82 golos em 150 jogos pela seleção polaca, está ausente devido a uma lesão no tendão, mas estará no banco de suplentes e poderá disputar os outros jogos do Grupo D contra a Áustria e a França.
"É uma grande pena que Robert Lewandowski não nos possa ajudar neste jogo", disse o médio e capitão suplente Piotr Zielinski este sábado, após uma sessão de treino no Volksparkstadion de Hamburgo, onde o jogo se realiza às 14:00, no domingo.
"É um jogador de classe mundial e vamos sentir a sua falta. Mas quer seja eu ou os colegas de equipa, vamos acrescentar algo extra para atingir o objetivo, que é ganhar", vincou.
O seleccioandor Michal Probierz disse que o terceiro jogo sem Lewandowski era uma oportunidade para outros jogadores brilharem durante uma mudança geracional que está em curso na equipa polaca.
"Não há nada a esconder, vamos sentir a falta dele. Mas os outros jogadores terão de fazer o que podem para obter um resultado. Espero que ele tenha outras oportunidades de jogar", disse.
A Polónia, que só se apurou para o torneio através de um desempate por grandes penalidades com o País de Gales, também não conta com o avançado Karol Swiderski devido a uma lesão no tornozelo.
"Todos nos descartam"
"Temos de mudar esta equipa a nível geracional. Faremos tudo o que for preciso para jogar bem como equipa. Não vamos recuar, vamos avançar. Todos dizem que vamos perder, todos nos descartam. Mas temos uma equipa que quer lutar uns pelos outros", disse Probierz.
Os Países Baixos têm os seus próprios problemas físicos, com os médiso Frenkie de Jong e Koopmeiners fora de competição, mas continuam como grandes favoritos para derrotar a Polónia.
"A equipa neerlandesa é uma marca bem conhecida no futebol europeu, é uma grande seleção, no topo do ranking da FIFA, mas não acho que o ranking vá desempenhar um papel tão importante amanhã (domingo)", disse Zielinski.
"A qualificação não foi exatamente o que esperávamos. O mais importante é que estamos aqui e vamos fazer tudo o que pudermos", afiançou.
A Polónia deverá contar com um grande contingente de adeptos, tanto da sua grande diáspora na Alemanha como dos muitos que atravessaram a fronteira, alguns em comboios especiais de adeptos.