Euro-2024: Príncipe William diz à Inglaterra para "mostrar do que é feita" na final
Acompanhe aqui as incidências do encontro
William, que também é presidente da Associação de Futebol Inglesa (FA), vai estar presente na final em Berlim, na qual a Inglaterra vai tentar ganhar o primeiro grande troféu desde o Campeonato do Mundo de 1966.
O Príncipe, um conhecido adepto do Aston Villa, assistiu à vitória da Inglaterra nos quartos de final sobre a Suíça e ao empate da fase de grupos contra a Dinamarca.
Numa publicação nas redes sociais, no sábado, afirmou: "Estamos tão orgulhosos de todos vós, Inglaterra, só falta um último empurrão para terminar o trabalho! Vão para o campo e mostrem ao mundo do que são feitos. Nós acreditamos"
O pai de William, o Rei Carlos III, recorreu às redes sociais no início da semana para brincar com o facto de a Inglaterra evitar mais dramas de última hora quando jogar a final.
Numa mensagem dirigida à equipa de Gareth Southgate após o golo tardio de Ollie Watkins ter garantido a vitória por 2-1 sobre os Países Baixos nas meias-finais, o Rei enviou aos jogadores os "melhores votos" e as "mais calorosas felicitações" da família real.
E acrescentou: "Se me permitem encorajar-vos a garantir a vitória antes que seja necessário marcar golos maravilhosos no último minuto ou outro drama de penáltis, tenho a certeza de que a tensão no ritmo cardíaco e na pressão sanguínea coletiva da nação seria muito aliviada! Boa sorte, Inglaterra".
A Inglaterra foi derrotada nos penáltis pela Itália na última final do Campeonato da Europa, em 2021, e nunca ganhou o torneio.
No reinado de oito anos de Southgate, os Três Leões também sofreram derrotas na meia-final do Campeonato do Mundo de 2018 contra a Croácia e nos quartos de final do Mundial-2022 contra a França.